Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 22/03/2021 12:49
Por: Redação

Deputado Adolfo Brito busca definição de recursos para enfrentamento a Pandemia

Brito destaca que cada deputado vai destinar recursos de suas emendas do orçamento estadual e os repasses serão definidos durante uma nova reunião, esta semana, com as Secretarias de Planejamento, da Saúde e da Casa Civil

Preocupado com a situação crítica e as dificuldades dos Hospitais e dos municípios da Região Central, no enfrentamento à Pandemia da Covid 19, o deputado Adolfo Brito, promoveu três reuniões, nos últimos dias, com prefeitos, secretários municipais de saúde, Consórcio de Saúde, Dirigentes de Hospitais e Lideranças. Segundo ele, os dados foram apresentados à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado. O parlamentar também participou de outro encontro virtual, na sexta-feira (19) quando a Assembleia Legislativa acertou um mutirão entre os poderes para buscar 70 milhões de reais, para Saúde no Estado, que deverá repassar, na sequência, os valores para os municípios e hospitais.

Brito destaca que cada deputado vai destinar recursos de suas emendas do orçamento estadual e os repasses serão definidos durante uma nova reunião, esta semana, com as Secretarias de Planejamento, da Saúde e da Casa Civil. Ao dar estas informações, Brito confirmou, ainda, que, além ter repassado os pedidos recebidos na Região, para a Secretaria de Estado da Saúde e para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, também encaminhou as necessidades e demandas para o senador Luiz Carlos Heinze e para o deputado federal, Pedro Westphalen, que estão acertando recursos da bancada gaúcha e do Ministério da Saúde, pra ajudar os municípios e os hospitais do Rio Grande do Sul. Adolfo Brito disse que das dez emendas que apresentou, nove deverão ser adiantadas para área da saúde. O parlamentar apresentou a relação dos pedidos, com os respectivos valores, que recebeu nos encontros na Região Central, visando minimizar enormes dificuldades vividas pelos municípios e pelos hospitais.

Adolfo Brito destaca que Arroio do Tigre solicitou 350 mil reais para Hospital Santa Rosa de Lima, destinados a compra de uma Usina de Oxigênio. Para o Hospital São João Evangelista de Sobradinho: 410 mil reais. Deste valor, 250 mil para Pessoal. 80 mil para aquisição de Oxigênio e outros 80 mil reais para Medicamentos e EPIs. Para o Hospital de Candelária 300 mil para incremento do Teto Máximo, tendo em vista o déficit mensal de 110 mil reais. O hospital de Pinhal Grande solicitou 150 mil reais. O Hospital de Salto do Jacuí pediu 200 mil reais para custeio, e 250 mil reais para aquisição de UTI Móvel e um respirador. O Hospital de Paraiso do Sul pediu 150 mil para custeio. O hospital de Agudo reivindicou 120 mil para compra de uma Bomba Injetora de Contraste para atender 43 municípios, e mais 300 mil para custeio. Já a prefeitura de Agudo solicitou 200 mil para custeio de testes para diagnóstico da Covid-19. Para o município de Passo do Sobrado: 100 mil para custeio; Cerro Branco: 200 mil para custeio e manutenção dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde, e Ibarama solicitou 200 mil reais para aquisição de medicamentos.