Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 13/11/2018 14:49
Por: redacao

Atividades da Campanha Novembro Azul tiveram início em Sobradinho

Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, a programação segue com palestra “A Família e o Diabetes”, a cargo do médico Claudio Humberto Zasso. O evento é aberto a toda a comunidade.

As atividades da Campanha Novembro Azul tiveram início nesta terça-feira (13) em Sobradinho, com palestra sobre Saúde do Homem, ministrada pela enfermeira Luciana Puhlmann, no CRAS Nascer do Sol, para o Grupo da Terceira Idade Teia da Amizade. Também foi feita a distribuição de laços azuis pelo centro da cidade. Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, a programação segue com palestra “A Família e o Diabetes”, a cargo do médico Claudio Humberto Zasso. O evento é aberto a toda a comunidade.

Segunda-feira (19), destaque para atividades educativas no ESF 2, do Bairro Baixada. Já no dia 22 de novembro, palestra com a enfermeira Luciana Puhlmann e equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. No dia 23, atividade educativa com o Grupo da Saúde Mental, coordenado pelas psicólogas Giansqui de Oliveira e Alba Müller. No dia 26 a programação segue com palestra, às 13h30min, ministrada pela nutricionista Danielle de Sá, para o Grupo de Usuários de Álcool e outras Drogas. Neste dia, também haverá palestra, a partir das 13h30min, no Salão do Bairro Rio Branco, com o Dr. Homero.

No dia 28 de novembro, a programação encerra com atividades educativas, às 9 horas, no Posto de Saúde de Vila Gramado. Além disso, durante todo o mês as Unidades de Saúde do município estão prestando orientações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento, a fim de esclarecer dúvidas existentes sobre o câncer de próstata e conscientizar para a necessidade da realização de exames preventivos.

Também estarão sendo feitos testes rápidos de PSA, além de testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e aferição de pressão arterial e glicemia capilar. A Campanha Novembro Azul é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo chamar a atenção para a saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre a população masculina.