Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 09/03/2019 13:35
Por: Fabricio Ceolin

Consulta pública deve definir futuro do Túnel Verde em Santa Cruz

O plantio das tipuanas ocorreu em 1942, já com porte adulto, inspirado na rua Uruguaiana, no Rio de Janeiro.

O município de Santa Cruz do Sul pretende envolver a população no debate para decidir o futuro do Túnel Verde da rua Marechal Floriano, um dos principais cartões-postais da cidade. A Procuradoria Geral do Município estuda a melhor forma de realizar uma consulta pública e vai elaborar um parecer jurídico para informar ao prefeito Telmo Kirst a maneira como deve ocorrer o processo. A situação considerada de risco de metade das tipuanas que formam o Túnel Verde levou a prefeitura a intensificar as ações de manejo.

Até maio passado, quando começou a operação de cuidado e monitoramento das árvores, havia 178 tipuanas plantadas na rua Marechal Floriano, no trecho entre a Senador Pinheiro Machado e a Tiradentes. Quatro árvores já foram removidas e outras três estão na lista do corte para este domingo (10). A coordenadora técnica do projeto de preservação do Túnel Verde, a bióloga Daniela Silveira, afirma que a maioria das árvores deveria ser removida se houver a aplicação do que prevê o Plano Diretor.

O prefeito afirma que a hora de discutir o futuro do espaço é agora. “O futuro do Túnel Verde e das tipuanas é um debate que precisa ser feito. Não dá mais para esperar”, ressalta Kirst. O plantio das tipuanas ocorreu em 1942, já com porte adulto, inspirado na rua Uruguaiana, no Rio de Janeiro.