Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 20/02/2019 14:05
Por: redacao

Eleitores de Sobradinho e Arroio do Tigre deverão fazer o recadastramento biométrico

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que tem voto facultativo.

O prazo oficial para o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores de Sobradinho e Arroio do Tigre abre no dia 11 de março, de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. No entanto, os Cartórios da 53ª e 154ª Zonas Eleitorais já estão fazendo o recadastramento.

Em Sobradinho, os 11 mil 648 eleitores deverão se recadastrar até o dia 17 de julho. Até o momento, em torno de 3 mil já regularizaram a situação. Em Arroio do Tigre o prazo para o recadastramento biométrico vai até 14 de agosto. Até o momento, pouco mais de 3 mil, de um total de 10 mil 475 eleitores já se recadastraram.

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, o chefe do Cartório Eleitoral de Sobradinho, Juliano Meira Pilau, lembrou que para o recadastramento o eleitor deve apresentar o seu título, além de documentos pessoais e um comprovante de endereço. Segundo ele, o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que tem voto facultativo.

No Centro Serra, os eleitores de Estrela Velha e Jacuizinho foram recadastrados em 2013. Em 2015, foi a vez dos eleitores de Segredo e Tunas. Em 2016, o recadastramento foi feito em Lagoa Bonita. Já em 2017, o recadastramento obrigatório ocorreu para eleitores de Ibarama, Lagoão, Passa Sete e Salto do Jacuí. O Tribunal Superior Eleitoral pretende concluir o processo de recadastramento biométrico em todo o país até 2022.