Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 17/08/2020 12:49
Por: Fabricio Ceolin

Pesquisa revela que maioria dos pais é contra a volta das aulas presenciais nas EMEIs de Sobradinho

A Secretaria Municipal de Educação vem orientando suas instituições desde o início da Pandemia a fim de que os profissionais ofereceram via Whatsapp, Facebook e outros meios digitais, atividades e esclarecimento de dúvidas.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e o Conselho Municipal de Educação enviaram uma pesquisa para as famílias dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Sobradinho. O objetivo foi conhecer a realidade tecnológica das famílias de nosso município e assim poder construir um plano de ação pedagógica com intervenções focadas nesses dados. O Conselho Municipal de Educação destacou no Parecer 001/2020, que está disponível no link http://sobradinho.rs.gov.br/…/conselho-municipal-de-educaca, que os meios digitais podem servir de auxílio nas atividades pedagógicas não presencias e na manutenção de vínculo. A pesquisa demonstrou que 90% das famílias possuem acesso à tecnologia, mas que poucos têm conhecimento para o uso no meio educacional. A Secretaria Municipal de Educação vem orientando suas instituições desde o início da Pandemia a fim de que os profissionais ofereceram via Whatsapp, Facebook e outros meios digitais, atividades e esclarecimento de dúvidas.

Especificamente na educação infantil, o uso das redes contemplaria a manutenção de vínculo. A pesquisa também demonstrou que instituir uma plataforma digital para todos os alunos, torna-se inviável, tendo em vista os dados apresentados. Porém, isso não impede a utilização de todos os meios digitais pelos profissionais e famílias que se sentirem preparados e que possuírem condições para tal uso. Conforme a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Cleura Minetto, as atividades não presenciais de forma física continuarão sendo enviadas, pois a maior preocupação é que todos tenham acesso e que não percam o vínculo com a escola.

 

=A maioria dos pais é contrária a volta presencial das aulas para a Educação Infantil no próximo dia 31, conforme proposta do Governo do Estado. A informação é da secretária municipal da Educação, Cleura Minetto. Em entrevista nesta segunda-feira (17), ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, ela disse que dos 447 pais de crianças da Educação Infantil, 203 responderam ao levantamento feito pela Secretaria.

Destes, 132 disseram que não levariam seus filhos para as EMEIs na data proposta, e 71 responderam que sim. A secretária lembrou que a retomada das aulas ainda vai depender de um debate entre várias entidades com o governo, e que o município não tem autonomia individual para tomar esta decisão. Cleura Minetto ressaltou que a Secretaria da Educação está adquirindo os equipamentos necessários para cumprir com os protocolos que serão exigidos para o início das aulas presenciais.