Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 26/04/2021 14:10
Por: Redação

Barragem do Passo Real chega a nível histórico

Em 2020, a barragem chegou a 14 metros abaixo do nível máximo, o que era o índice mais crítico, desde o enchimento do lago, em 1973

A barragem do Passo Real está, atualmente, em 14,6 metros abaixo do seu nível máximo operacional. A informação é do chefe do Departamento do Sistema Jacuí, Mário Hermes Junior. Em 2020, a barragem chegou a 14 metros abaixo do nível máximo, o que era o índice mais crítico, desde o enchimento do lago, em 1973. E agora, se chegou ao índice inédito de 14,6 metros. Historicamente, a represa do Passo Real tem um regime de acumulação de água anual. As demais, Maia Filho e Itaúba, obedecem a um regime de acumulação de água semanal. Essa variação de volume de água da represa não depende apenas do regime de chuvas na região.

Depende também do despacho das usinas hidrelétricas do país, que é centralizado pelo operador nacional do sistema, e que vai priorizando a segurança energética do país e o planejamento a longo prazo, de forma a manter os níveis de geração com economicidade e segurança. Mário Hermes Junior destaca que a manutenção da energia elétrica na barragem fica garantida, mesmo que o nível fique 28 metros abaixo da cota máxima nominal, ou seja, ainda existe muita água para garantir a geração de energia.

Mesmo assim, a visão das margens da barragem são impressionantes, principalmente agora quando atingiu índice histórico de 14,6 m abaixo do nível máximo operacional. Mário Hermes Junior acredita que com a normalização das chuvas, a partir de maio, o nível da barragem seja restabelecido.

 

 

Crédito: As informações são de Tânia Diehl da Rádio Planetário