Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 02/04/2020 13:52
Por: Redação

Souza Cruz, JTI e Universal Leaf anunciam retomada das operações em Santa Cruz

Atividades devem voltar ao normal na próxima segunda-feira (06).

Amparadas pelos decretos estadual e municipal, as fumageiras reiniciam na próxima segunda-feira (6) as operações relacionadas de tabaco em Santa Cruz do Sul e em outros estados do país. Nesta quarta-feira (1°) a Japan Tobacco International (JTI) e a Souza Cruz anunciaram que recomeçarão os processos de processamento e compra de tabaco a partir da próxima semana. Segundo a assessoria da Souza Cruz, na próxima segunda, as atividades serão retomadas em Santa Cruz do Sul, Rio Negro, no Paraná e no posto de compra de Timbó, em Santa Catarina.

Ainda segundo a Empresa, as medidas preventivas contra o contágio da Covid-19 seguirão sendo implementadas. A Souza Cruz ressaltou ainda que a principal preocupação é a preservação da saúde e da segurança dos colaboradores, produtores e parceiros. O número de colaboradores que retornam ao trabalho não foi informado. Já a JTI informou que todas as operações de tabaco no Brasil também serão retomadas a partir do dia 6 de abril. A indústria havia suspendido as operações no dia 21 de março por conta da pandemia de coronavírus.

A JTI retoma as operações de compra, recebimento, processamento e embarque de tabaco em Santa Cruz do Sul; Pinhalzinho, Canoinhas e Pouso Redondo, em Santa Catarina; e São Mateus do Sul, no Paraná. A decisão, segundo a empresa, foi tomada após análise criteriosa do plano de prevenção e continuidade de negócios e do cenário nas cidades onde a JTI mantém operação de tabaco. Ainda de acordo com a multinacional, a retomada das operações de compra beneficiará diretamente os cerca de 11 mil produtores integrados da JTI nos três estados da Região Sul do Brasil. Os colaboradores sazonais que haviam sido liberados também estão sendo comunicados sobre a retomada das atividades.

Aqueles que pertencem a grupos de risco ainda não voltarão às unidades, e profissionais que atuavam na modalidade home-office seguirão trabalhando em casa, para que a empresa opere com o mínimo possível de pessoas. A Universal Leaf Tabacos irá retomar as atividades a partir da próxima segunda-feira (6). A gigante do setor do tabaco vai reiniciar os trabalhos em todas as atividades, com exceção do setor de destala manual. Conforme a assessoria de imprensa da empresa, os empregados que fazem parte dos grupos de risco continuam suspensos e estão sendo orientados a permanecerem em casa.

Em comunicado emitido na manhã desta quinta-feira, a Universal ainda destaca que continuará seguindo as medidas preventivas contra o contágio da Covid-19 recomendadas pelas autoridades públicas da saúde e priorizando a segurança e saúde de todas as pessoas envolvidas com a empresa.