Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 02/04/2018 14:32
Por: Redação

Produtor de Campestre investe na produção de Caqui

A expectativa é de encaminhar as frutas para Manaus, onde o caqui é comercializado verde, maduro e passado. O comprador vem buscar o produto.

O produtor Tarcísio Ceretta, de Campestre, tem investido também na produção de Caqui, e sua plantação numa área de 5 hectares, já produz em 4. A expectativa é de encaminhar as frutas para Manaus, onde o caqui é comercializado verde, maduro e passado. O comprador vem buscar o produto.

Ceretta entende que deveria haver mais pessoas apostando na cultura, criando mais um mercado regional. Em outubro do ano passado, sua plantação foi atingida por granizo, gerando um prejuízo de 40 toneladas, sobrando entre 10 a 12 toneladas de produção este ano. Os cáquis estão sendo entregues em uma fruteira da cidade, que atualmente está absorvendo toda a produção.

Tarcísio Ceretta destaca que o clima de região é favorável, embora haja alguns problemas de fungos que são combatidos com fungicidas ecológicos. A variedade é o caqui chocolate preto e branco, e sua expectativa com o clima favorável é vender na próxima safra entre 60 a 70 toneladas, calculando que em dois anos sua produção deverá chegar a 100 toneladas.

Ele incentiva que os produtores busquem informações para que esta seja mais uma alternativa na agricultura da região. Atualmente ele entrega o quilo do caqui a  R$ 1,50,  porém já chegou a vender a R$ 2,50.

 

Confirma a entrevista realizada pelo repórter Fabricio Ceolin, com o produtorTarcísio Ceretta:

  • Ouvir áudio disponível: