Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 12/02/2021 12:32
Por: Redação

Número de casos de Covid-19 assusta profissionais da saúde de Arroio do Tigre

O médico Gilberto Rathke – ex-prefeito de Arroio do Tigre – está internado na UTI, em Santa Cruz do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde de Arroio do Tigre divulgou novas informações sobre os casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, Arroio do Tigre registra 473 casos positivos da doença. Deste total, 66 estão ativos e 24 aguardam resultado de exames do LACEN. Atualmente, 4 pessoas estão internadas em UTIs, sendo 3 transferidas para outras cidades - duas para Santa Maria e uma para Santa Cruz, com idades que variam de 50 a mais de 70 anos. A situação gerou preocupação entre os profissionais da saúde.

O médico Mauro Giménez Olazar anunciou ontem (11) que suspendeu o atendimento em seu consultório particular, para se dedicar exclusivamente aos atendimentos nas Unidades de Saúde do Munícipio, devido ao grande número de casos de Covid-19. Já o médico Gilberto Rathke – ex-prefeito de Arroio do Tigre – está internado na UTI, em Santa Cruz do Sul. Segundo relato de ouvintes, lojistas teriam abandonado o uso das máscaras, além de haver muitas aglomerações nos finais de semana, e pessoas que testaram positivo estariam descumprindo a recomendação de ficar isoladas.

Diante do crescimento dos casos de Coronavírus, as Unidades de Saúde de Arroio do Tigre sofreram alterações nos atendimentos. As pessoas com sintomas gripais da área urbana devem se dirigir ao Posto de Saúde Central da Cidade. Os atendimento de urgência mediante avaliação prévia da Enfermagem devem ser encaminhados para o ESF Saúde para Todos, no Bairro Industrial. O atendimento de dentistas em todas as unidades, será feito somente com agendamento prévio.

Será feito um rodízio entre os profissionais médicos para atendimento no posto da cidade. No entanto, haverá médico o dia todo para atendimento de sintomas gripais. Segundo a enfermeira Diana Rauber Mergen, a quantidade de vacinas liberadas para Arroio do Tigre é insuficiente. Ela recomenda que todos devem continuar usando máscaras e álcool gel, e principalmente devem evitar aglomerações. A Enfermeira faz um apelo à população para que somente procurem as Unidades de Saúde e o Hospital Santa Rosa de Lima se for um caso de Urgência e Emergência.