Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Assistência Social 17/05/2018 15:26
Por: Redação

Assistência Social oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS Nascer do Sol oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos e promover o acesso a direitos às famílias e seus indivíduos.

Através do Serviço são ofertadas atividades em grupo com rodas de conversa com assistente social, oportunidade em que a técnica aborda temas relativos à cidadania, empoderamento das famílias, dentre outros assuntos pertinentes, bem como realiza busca ativa e visitas domiciliares; atendimentos individualizados; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Também são ofertadas oficinas de trabalho e geração de renda por meio de aprendizado de técnicas em artesanato. Os encontros dos grupos ocorrem na Sala Multiuso do CRAS, todas as segundas, terças e quartas-feiras; no Bairro Peões e nas comunidades de Linha Campos, Linha Apolinário e Vila Gramado, os encontros ocorrem quinzenalmente. No momento, são atendidas em torno de 200 famílias.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Saionara Soder, o atendimento é prioritário aos beneficiários de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais (a exemplo do Bolsa Família e benefício da Lei Orgânica da Assistência Social). Segundo ela, este trabalho social com famílias é fruto do processo de amadurecimento e consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que se propõe a superar a tradição histórica assistencialista, para alcançar o entendimento da prestação de serviços públicos no campo dos direitos socioassistenciais. 

De acordo com ela, o assistencialismo ficou no passado, hoje se tem um conjunto de ações que buscam a superação da pobreza e a garantia de direitos, por meio da inclusão produtiva das famílias, estas que devem de imediato procurar pela assistente social do CRAS para sua inserção nas atividades.