Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 06/12/2017 11:44
Por: Redação

Ministério Público deflagra Operação Cactus no município de Tunas

Além da prefeitura foram feitas buscas num posto de combustíveis e num supermercado, além da casa do prefeito e na Secretaria Municipal da Agricultura.

  • Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Tunas. Foto: divulgação/MP
  • Parte do material apreendido em Tunas. Foto: divulgação/MP
  • Foto: divulgação/MP
  • Foto: divulgação/MP

A população de Tunhas foi surpreendida na manhã desta quarta-feir (06) com a presença de grande número de promotores e policiais que se dirigiram até a prefeitura e duas empresas da cidade. Trata-se da Operação Cactus do Ministério Público, através da Procuradoria de Prefeitos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão.

A Operação investiga a suspeita de irregularidades na Prefeitura do município que teriam ocorrido através de empresas de propriedade do prefeito, as quais estariam em nome de “laranjas”. Estas empresas manteriam contratos com a municipalidade, cujos valores atingem a quantia aproximada de 4 milhões de reais.

Também são investigadas na operação possíveis irregularidades no uso de veículos e servidores do Município de Tunas em obras particulares, além de eventuais diárias fictícias. As diligências contaram com o apoio da Promotoria de Justiça de Arroio do Tigre (que investiga os mesmos fatos no âmbito da improbidade administrativa), da Brigada Militar e de auditores do Tribunal de Contas do Estado. Participaram da ação os promotores-assessores da Procuradoria de Prefeitos Rodrigo Zilio, Alexandre Salim, Heitor Stolf Junior e Antonio Képes; o coordenador do Núcleo de Inteligência do MP (Nimp), Diego Rosito de Vilas; e o promotor de Justiça de Arroio do Tigre, Flávio Brenner da Costa.

Além da prefeitura foram feitas buscas num posto de combustíveis e num supermercado, além da casa do prefeito e na Secretaria Municipal da Agricultura.

Ao ser procurado pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, o prefeito Valdoir Francisco da Silva disse que não poderia dar detalhes porque está acompanhando uma familiar em tratamento de saúde, em Passo Fundo.

Ele, no entanto, garantiu que a prefeitura segue todos os trâmites legais em seus contratos, e prometeu uma entrevista para amanhã, no programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM.

 

 Confira a entrevista do promotor Rodrigo Zilio, concedida ao Programa Quadro Geral apresentado pelo jornalista Henrique Lindner:

  • Ouvir áudio disponível: