Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 17/02/2020 14:15
Por: Redação

Morre Jayme Ruy Textor, um dos pioneiros da aviação em Sobradinho

O empresário e aviador Jayme Ruy Textor está diretamente ligado com a história da aviação de Sobradinho.

  • Jayme Ruy Textor
  • André Textor e Ruy Textor

O empresário de aviação agrícola Jayme Ruy Textor,  morreu no final da manhã de sábado (15), após ser atingido por um trator na localidade de Tupanci, interior do município de São Sepé. De acordo com informações da Polícia Civil, Textor estava tentando dar partida em um trator quando a máquina começou a andar e atropelou o empresário. Ele morreu no local.

Textor era um apaixonado pela aviação e teve oficina de manutenção de aeronaves e pulverização agrícola. Na década de 80, fundou a OMAER – Oficina de Manutenção de Aeronaves em São Sepé. Textor também era agropecuarista e tinha propriedade rural no interior do município.

Em outubro de 2015, Ruy Textor perdeu o neto, André Textor, em um acidente de avião. Na época, o neto de Ruy Textor pilotava um dos aviões da “Esquadrilha Textor Show” durante uma apresentação no Farol da Barra, em Salvador (Bahia), quando ocorreu o acidente. O caso gerou grande repercussão e comoção.

O corpo de Jayme Ruy Textor foi velado domingo (06) no Memorial São Sepé, e foi sepultamento no final da tarde de ontem no Cemitério Municipal de São Sepé.

Aviação em Sobradinho

O empresário e aviador Jayme Ruy Textor está diretamente ligado com a história da aviação de Sobradinho. Ele é filho de Rodolfo Textor que juntamente com Herbert Wilke fundou o aeroclube de Sobradinho em 1947. Os dois foram responsáveis pela compra do primeiro avião de Sobradinho. Conforme o advogado Ari Colombelli, pesquisador da história da Aviação em Sobradinho, com a morte de Rodolfo Textor, a família se mudou para Santa Maria, onde Jayme fundou o aeroclube do município e se estabeleceu com serviços de mecânica de aviões. Posteriormente, se transferiu para São Sepé, onde seguiu no ramo.  

As  famílias  Textor e Wilke foram as pioneiras na aviação no município, e serviram de inspiração para muitos admiradores desta área e jovens que se tornaram profissionais da aviação.