Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 10/08/2018 14:26
Por: redacao

TRE e Agert orientam comunicadores sobre a cobertura das eleições deste ano

Santa Maria foi a quarta cidade a receber o evento. Antes, a atividade foi realizada na Capital gaúcha, Santa Rosa e em Caxias do Sul.

Na tarde desta quinta-feira (9), Santa Maria sediou um evento para debater as regras e também esclarecer as dúvidas em torno do processo eleitoral deste ano, que ocorrerá em outubro. O evento "Diálogos Eleitorais" foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em parceria com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Santa Maria foi a quarta cidade a receber o evento. Antes, a atividade foi realizada na Capital gaúcha, Santa Rosa e em Caxias do Sul.

Na ocasião, o presidente do TRE gaúcho, Jorge Luis Dall’Agnol, reforçou a importância do seminário e o papel da imprensa na divulgação das informações sobre a corrida eleitoral à sociedade. Além disso, fez um apelo para que a população não deixe de votar, lembrando que voto branco ou nulo, mesmo em percentual acima de 50% do total não tem poder de anular o pleito. Ele destacou também que pelo fato de o período de campanha eleitoral ser menor, isso exigirá mais atenção do eleitor. Neste ano, a propaganda eleitoral em rádio e TV terá 35 dias, a partir do dia 31 deste mês.

Representantes das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM participaram do evento. Em entrevista ao repórter Henrique Lindner, o desembargador Miguel Ramos alertou a população para ter cuidado com as notícias falsas – as Fake News. Ele lembrou que além de desinformar, elas podem resultar em condenação de seus autores, e até mesmo de quem as compartilha nas redes sociais. Para os meios de comunicação a orientação é dar tratamento equilibrado para todos os candidatos, não estando mais proibida a manifestação de opiniões em espaços específicos para comentários.

Nesta sexta-feira (10) evento ocorre em Livramento. A disputa eleitoral ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Nas eleições de 2018, os eleitores vão eleger presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.