Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 23/11/2020 12:56
Por: Redação

Reunião com ministra irá debater enfrentamentos a estiagem

O encontro será para discutir ações de combate sobre os reflexos da estiagem no Rio Grande do Sul. Até o momento, mais de 50 municípios já declararam estado de Emergência devido à falta de chuva.

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, confirmou a realização de reunião virtual nesta segunda-feira (23), com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o Secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho. O encontro será para discutir ações de combate sobre os reflexos da estiagem no Rio Grande do Sul. Até o momento, mais de 50 municípios já declararam estado de Emergência devido à falta de chuva.

O presidente da Comissão de Agricultura afirmou que duas prioridades serão debatidas na reunião: disponibilizar milho para frangos e suínos do Estado, via CONAB, e em paralelo a isso a liberação das áreas para aproveitamento da massa verde, liberando o quinhão de terra para o cultivo de nova cultura.

Brito ressalta que a Comissão de Agricultura realizará outra reunião na próxima quinta-feira (26), para tratar da estiagem e das previsões climáticas para o fenômeno La Niña no Rio Grande do Sul, e os potenciais impactos na Safra 2020/2021 e na produção animal. A reunião desta segunda-feira está sendo organizada pela secretaria de Agricultura e terá a participação da bancada federal.