Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 16/11/2017 14:58
Por: Redação

Bombeiros Voluntários participaram de treinamento no Parque da FEJÃO

Houve palestra por funcionários da fábrica de estufas de fumo Lovatto, que demostraram o funcionamento do equipamento, sendo buscada a melhor forma de combate ao fogo.

  • Treinamento ocorreu no Parque da FEJÃO. Fotos: Fabrício Ceolin

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho participaram nesta quarta-feira (15) de um treinamento intensivo de combate a incêndio no Parque da FEJÃO. Houve palestra por funcionários da fábrica de estufas de fumo Lovatto, que demostraram o funcionamento do equipamento, sendo buscada a melhor forma de combate ao fogo.

Também foi sugerida pela corporação a elaboração de um projeto futuro com sistemas de combate a incêndios. Os trabalhadores da fábrica Lovatto revelaram que não houve registro de incêndios de estufas de sua marca, porém acreditam que os incêndios já registrados em estufas elétricas se devem a falta de manutenção dos equipamentos, excesso de fogo e até mesmo falha na montagem do equipamento.

O objetivo das atividades foi o de qualificar o trabalho  da corporação, uma vez que nesta época do ano aumenta o número de incêndios, principalmente em estufas de fumo e vegetação. Os Bombeiros alertam sobre a revisão das estufas, destacando que a prevenção sempre será o melhor caminho. É importante a instalação da tela de proteção, que evita o contato direto da folha seca com os canos. A manutenção e limpeza da estufa também são essenciais. Canos furados ou com fuligem também representam um grande risco.

A tecedeira  precisa estar regulada e com linha de boa qualidade, para fazer uma costura firme do fumo. Em caso de incêndio, o produtor deve fechar os suspiros, janelas e portas para abafar o fogo. A energia da rede elétrica tem que  ser desligada, e  o cabo da bateria também deve ser desconectado.

No Centro Serra, os Bombeiros Voluntários de Sobradinho podem ser acionados pelo número 9-97-193-193. Interessados em se tornar Bombeiro Voluntário, podem procurar  a corporação. Atualmente, há a necessidade principalmente de motoristas que possam atuar durante o dia.