Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 16/05/2018 14:35
Por: Redação

Escola Estadual José Luchese promoveu o 1º Fórum da CIPAVE/2018

  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
  • Foto: divulgação

A Escola Estadual José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, promoveu o 1º Fórum da CIPAVE/2018. O evento contou com a presença da Tenente Coronel da reserva da Brigada Militar, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, parceira desde 2017 do programa desenvolvido na escola. Ela abordou o tema: “Jovem, violência, drogas e lei” para um público de alunos do Ensino Fundamental e Médio, Professores, Pais, Secretários Municipais, Conselho Tutelar, Brigada Militar e equipe de funcionários da Secretaria de Assistência e Inclusão Social de Lagoa Bonita do Sul.

O lema da CIPAVE da Escola é: “Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz.” As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVES), em parceria com as secretarias de governo do estado, buscam orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar, para que juntos possam Identificar situações de violência, acidentes e causas; Definir a frequência e a gravidade com que ocorrem; Averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações; Planejar e recomendar formas de prevenção; Formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho preventivo; Estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar; Realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola.

A palestrante Nádia Gerhard seguidamente tem visitado a Região Centro Serra. Conhecida como “Comandante Nádia”, foi à primeira mulher dentro da Brigada Militar a assumir um batalhão policial no Estado. Atualmente ela é vereadora em Porto Alegre e pré-candidata a Deputada Estadual.