Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 19/09/2019 13:08
Por: Redação

Afrubra contabiliza estragos com temporal de granizo

O sistema mútuo, como é de praxe, cobre os prejuízos causados pelo granizo e granizo/tufão, de acordo com a modalidade que o associado optou no momento de inscrever suas lavouras.

Até o início da manhã desta sexta-feira (19), as incidências de granizo ocorridas nas madrugadas de terça e quarta-feira, já atingiam 775 lavouras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo dados do Departamento Mutualista da Afubra, o número de atingidos dessa semana ainda pode aumentar, já que os associados ainda estão entrando em contato com a entidade e avisam os avaliadores que estão em campo. Desde o início da safra atual, são 1.068 lavouras atingidas. Na safra passada, no mesmo período, foram 529 lavouras.

Os municípios mais atingidos essa semana foram: Vale do Sol (127 atingidos), Vera Cruz (122) e Passo do Sobrado (112). As demais incidências foram muito dispersas, atingindo lavouras de diversos municípios. Na região Centro Serra, foram contabilizados até este momento 21 em Estrela Velha, 20 em Arroio do Tigre e 1 em Ibarama. Os técnicos da AFUBRA lembram que os números ainda podem aumentar. No momento, a equipe técnica da Afubra está no campo, efetuando o levantamento dos danos.

O sistema mútuo, como é de praxe, cobre os prejuízos causados pelo granizo e granizo/tufão, de acordo com a modalidade que o associado optou no momento de inscrever suas lavouras. Fumicultores que ainda desejam inscrever  tem prazo até 31 de outubro. Para aqueles que antecipam o pagamento, até o final de setembro, o desconto é de 5%, e até o fim de outubro, 3%.