Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 17/12/2018 20:09
Por: Fabricio Ceolin

Vereadores de Sobradinho realizam a última Sessão Ordinária de 2018

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos nesta segunda-feira (17), na última Sessão Ordinária de 2018. Na pauta, esteve o Projeto de Lei do Executivo autorizando a prorrogação do Contrato Administrativo por tempo determinado da Fisioterapeuta que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF.

Foi votado ainda o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a contratar em regime de emergência e sem concurso público, Assistente Social,  Nutricionista, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico e 1 Facilitador de Oficina de Artes, também para compor a Equipe do NASF, junto a Secretaria Municipal da Saúde. Também entrou em pauta o projeto de lei do Executivo que altera o Código de Obras do Município. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Explicações Pessoais:

Na tribuna, o Vereador Adão Weber (MDB) voltou a manifestar preocupação com a causa animal. Disse que o Executivo também está preocupado, e pensam em montar um laboratório para castrações.  Sugeriu que se busque um local para que seja construído um canil. Weber disse que uma parceria entre entidades e poder público contribuiria para a solução do problema.

O atual presidente da Câmara Valdecir Bilhan - o Cíli - (PTB), avaliou sua gestão frente ao Legislativo.  Disse ter realizado um sonho ao ser eleito Presidente da Câmara. Falando sobre o projeto que alterou o código de obras do município, Cili avalia que o mesmo trará muitos benefícios para a construção civil, agilizando muitos entraves. Buscará informações para que projeto semelhante seja estudado para abranger o setor de meio ambiente, que por vezes acaba trazendo muitos entraves. Revelou ainda que o plano de saúde IPE do qual os funcionários da prefeitura fazem parte, não está com interesse em renovar o contrato com as Prefeituras. Com isso, apresentaram proposta com um significativo aumento, que deverá pesar no bolso do funcionário que deseja renovar o plano. Ele lamentou, uma vez que existe uma grande defasagem salarial, que provavelmente impossibilitará que funcionários continuem com o IPE.

A vereadora Maxemira Trevisan – Max (PDT), disse que 2018 foi um ano produtivo no Legislativo, com um grande empenho de todos os vereadores. Lembrou de Projetos polêmicos, como o do Vale Alimentação em que contrariou o Executivo na defesa dos servidores municipais. Disse que vai lutar para a criação de uma Guarda Municipal somar na Segurança Pública da cidade. Revelou que está trabalhando no Projeto Dia de Princesa onde 55 meninas estão inscritas e nesta terça-feira (18), estará reunida com as participantes às 18 horas na Câmara, para definir detalhes.

 O vereador Roberto Carlos Siman - Tuki – (PDT) – residente eleito para o próximo ano, agradeceu os trabalhos do atual presidente Valdecir Bilhan. Disse que em 2019 à frente da presidência do Legislativo, vai ter muito diálogo com os colegas, e anunciou medidas de modernização do Plenário, incluindo um sistema digital para contato direto com os vereadores. Também anunciou alterações, onde pretende passar as sessões para as terças-feiras.

O vereador Luiz Freitas – Maninho Freitas -  (Progressistas), voltou a criticar o Executivo.  Perguntou se outro funcionário estaria trabalhando na tesouraria da Prefeitura, e como a contratação não teria passado pela Câmara. Lembrou que a funcionária do setor pediu demissão do cargo. Denunciou que na última sexta-feira (14), uma mulher precisou de atendimento médico após sofrer um corte em uma das pernas. Ela teria percorrido os postos de saúde da cidade e não encontrou médico para que fosse atendida. Ela teria conseguido atendimento só no começo da tarde. Ainda em tom  de crítica, perguntou sobre promessas de campanha do Governo Maninho Trevisan -  como a água mineral, e o resultado da Cooperunião – Cooperativa responsável pela construção de casas populares, indagando onde foi parar o dinheiro dos associados  e onde estaria o presidente da entidade.

Já o vereador Jeferson Matana (PSB) – Parabenizou o atual presidente Cíli pela condução dos trabalhos e desejou sucesso ao novo presidente Tuki. Quanto ao assunto levantado pelo vereador Adão Weber sobre a causa animal, lembrou que a Prefeitura possui uma área disponível ás margens da RSC – 481, nas proximidades do trevo de acesso ao Bairro Baixada, que poderia ser utilizada para a construção de um canil.

O Poder Legislativo de Sobradinho entra em recesso, e deverá retomar os trabalhos em  Fevereiro de 2019.