Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 03/11/2018 11:51
Por: redacao

Governo diz que surto de toxoplasmose em Santa Maria chegou ao fim

O último boletim da doença, divulgado no dia 19 de outubro, apontou 809 casos confirmados de toxoplasmose, 32 a mais do que no relatório apresentado 15 dias antes.

O surto de toxoplasmose em Santa Maria – oficializado pelas autoridades de saúde em abril deste ano, mas com registros de primeiros casos ainda no mês de janeiro – chegou ao fim, no entendimento do governo do Estado. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informa que o surto da doença no município "teve seu ciclo encerrado". O texto acrescenta que isso significa "que ainda podem ocorrer novos casos, só que dentro de um parâmetro normal da doença, já que a toxoplasmose é considerada endêmica", de presença constante no ambiente.

O último boletim da doença, divulgado no dia 19 de outubro, apontou 809 casos confirmados de toxoplasmose, 32 a mais do que no relatório apresentado 15 dias antes. O Superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb discorda do posicionamento do governo do Estado. Para ele, por mais que o número de novos casos tenha "reduzido drasticamente" na comparação com os meses de abril e maio, não se pode afirmar que o surto chegou ao fim, pois ainda faltam os resultados de exames laboratoriais de cerca de 400 casos que estão em investigação.

Streb destaca que, levando em conta a "estabilização do surto", os boletins com a atualização de novos casos não serão mais divulgados com data programada, o que, para ele, não é um problema.  Por nota, o Ministério da Saúde afirmou que "a transmissão relacionada ao surto foi interrompida". O entendimento da pasta, para isso, leva em conta as informações prestadas pelos governos estadual e municipal. Porém, a nota destaca que, por se tratar de uma doença endêmica, "são esperados, durante o ano, casos novos". As medidas de prevenção à doença, como tomar apenas água mineral ou fervida, lavar bem os alimentos e realizar periodicamente a limpeza das caixas d'água das residências devem ser mantidas.