Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 19/09/2019 13:47
Por: Redação

Vereadores de Ibarama defendem abertura de concurso público

Para eles, o uso das RPAs foi adotado apenas para que o Executivo tivesse liberdade de contatar pessoas para cumprir promessas de campanha.

Os vereadores de oposição de Ibarama, defendem a abertura de concurso público pela prefeitura para contratação de pessoal. Foi o que disseram nesta quinta-feira (19). Nestor Marcelo Dalri e Lovani Sperafico Da Cas, ambos do MDB. Em entrevista ao programa Enfoque, os vereadores falaram sobre o desligamento dos servidores contratados via Recibo de Pagamento Autônomo, na Prefeitura de Ibarama.

No mês passado, o Ministério Público recomendou que a prefeitura rescindisse todas as contratações de pessoal feitas por essa modalidade. Na entrevista, os Lovani e Nestor confirmaram que foram os autores da denúncia, acrescentsando que tomaram esta atitude porque consideram que essas contratações burlaram a lei. Lembraram que o correto seria a abertura de concurso, ou a contratação temporária que passaria pela aprovação da câmara.

Para eles, o uso do sistema por recibos foi adotado apenas para que o Executivo tivesse liberdade de contatar pessoas para cumprir promessas de campanha. Esclareceram que esta modalidade deveria ser utilizada apenas para atividades eventuais, lembrando que este gasto não é computado no percentual total da folha de pagamento.  Marcelo Dalri e Lovani Sperafico da Cas, ainda revelaram que a Justiça determinou que a Prefeitura pare de fazer sucessivas contratações temporárias para diferentes funções, e que abra concurso público para essas áreas. Conforme os vereadores, o município recorreu da decisão.