Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 09/10/2020 14:49
Por: Redação

Delegada fala sobre operação que prendeu suspeitos de integrar organização criminosa

Durante a operação um menor tentou queimar vários maços de dinheiro para se livrar de uma eventual prova.

  • Foto: Policia Civil
  • Foto: Policia Civil
  • Foto: Policia Civil
  • Foto: Policia Civil
  • Foto: Policia Civil
  • Foto: Policia Civil
  • Foto: Policia Civil

Policiais Civis da Delegacia de Sobradinho, coordenados pela Delegada Graciela Foresti Chagas e pelo Delegado Regional, Luciano Menezes, com o reforço de 7 Delegados e 43 Policiais da 16ª Região Policial prenderam preventivamente 4 homens com idades de 24, 27, 29 e 35 anos, e apreenderam drogas, mais de 20 mil reais em dinheiro, telefones celulares, veículos e documentos no Bairro União em Sobradinho. A operação denominada Kathárisma teve início em janeiro deste ano com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, comercialização ilegal de armas de fogo, corrupção de menores, entre outros crimes. Os quatro homens presos são membros de uma Facção Criminosa que comanda o tráfico de drogas na região Centro Serra.

Falando nesta sexta-feira (09), ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, a delegada Graciela Foresti Chagas revelou que foram feitas buscas em 11 casas no Bairro União. Segundo ela, a Polícia foi hostilizada, uma vez que há muita cobertura aos traficantes no local. Algumas famílias teriam se aliado às Facções, por medo. Outras, para ganhar dinheiro.  “São muitos jovens que se iniciam no tráfico com o apoio de suas famílias.”.. contou a Delegada.  Salientou que as facções exercem poder total sobre os moradores. Entre as mercadorias traficadas estão cocaína, maconha, crack e armas.

Na operação dequinta-feira(08), a maior apreensão de drogas e veículos já ocorrida no Centro Serra. O valor calculado é superior aos 100 mil reais entre bens e dinheiro. Durante a operação um menor tentou queimar vários maços de dinheiro para se livrar de uma eventual prova. A delegada lembrou ainda que pessoas de classe média e média alta estão cada vez mais consumindo drogas – cocaína e maconha, alimentando com isso o tráfico na região, em especial, em Sobradinho.

Ela acrescentou que as facções não são identificadas para evitar a sua promoção.  Mas exercem mesmo todo o poder.  Como exemplo, citou o Bairro Medianeira, onde há cartazes espalhados alertando que ninguém deve roubar do vizinho. Graciela Foresti Chagas revelou ainda que entre os presos estão importantes líderes da facção atingida ontem pela ação policial – uma das maiores há promovidas em Sobradinho.

  • Ouvir áudio disponível: