Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 20/02/2019 14:28
Por: redacao

Vigilância Sanitária realiza coleta para análise sobre leptospirose em Santa Cruz

O material foi coletado de dois açudes do Bairro Monte Verde, local suspeito de três adolescentes terem contraído a doença neste mês.

Uma equipe da Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul fez nesta terça-feira (19), a coleta de três amostras de água para enviar a um laboratório de Lajeado que consegue identificar a presença da bactéria que transmite a leptospirose. O material foi coletado de dois açudes do Bairro Monte Verde, local suspeito de três adolescentes terem contraído a doença neste mês.

Além disso, também foi feita uma coleta de água da ponte entre a divisa de Santa Cruz e Vera Cruz. A expectativa é de que o resultado saia em até cinco dias. Atualmente, Santa Cruz já tem confirmados dez casos de leptospirose neste ano. Segundo o secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, ontem, também foram encaminhadas a Porto Alegre mais dez amostras suspeitas para que sejam analisadas pela Vigilância Estadual.

Ele ressalta que a Secretaria da Saúde encaminhou para todas as unidades básicas o protocolo de notificações de suspeitas de Leptospirose para que a rede esteja integrada e possa fazer a comunicação em tempo real, identificando os casos mais graves e encaminhando para atendimento hospitalar.

Conforme o secretário, em todos os anos, nos meses de verão, uma das principais ocorrências epidemiológicas após as chuvas e enchentes é o aumento do número de casos de leptospirose que tem um período de incubação que pode ser de 1 a 30 dias (média de 5 a 14 dias após exposição).