Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 13/09/2018 14:23
Por: redacao

Hospital diz que vai continuar pagando salários com atraso

A declaração é do assistente administrativo da instituição, Alex Schäfer.

O Hospital São João Evangelista – unidade de Sobradinho – vai continuar pagando com atraso os salários dos seus funcionários pelo menos até o fim do ano. A declaração é do assistente administrativo da instituição, Alex Schäfer. Ele concedeu entrevista nesta quinta-feira (13) ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM para analisar o protesto dos servidores da casa, nesta quarta-feira (12), contra o atraso nos salários que estão sendo pagos sempre após o dia 25 de cada mês.

Schäfer reconheceu que os funcionários têm razão ao reclamar, mas disse que não há condições de fazer o pagamento em dia, neste momento. Segundo ele, a folha de pessoal está em 130 mil mensais. Deste total, os recursos repassados pelos SUS cobrem 35%. Outros 43% são cobertos pelos repasses da prefeitura de Sobradinho por meio do convênio do Pronto Atendimento. Segundo o assistente administrativo do hospital, o atraso só não é maior porque a prefeitura aceitou antecipar para o dia 25 esse pagamento, quando o contrato prevê o dia 10 do mês subsequente aos serviços prestados.

Alex Schäfer afirmou que a situação deverá melhorar com a entrada em funcionamento do serviço regionalizado de partos, através de convênio com o Estado. Além disso, a instituição conta com emendas parlamentares que ainda não foram autorizadas devido à demora da assinatura do convênio com o governo do Estado. De forma emergencial, ele disse que a prefeitura deverá fazer um novo repasse de valores durante quatro meses. O assistente administrativo do Hospital São João Evangelista garantiu que, apesar da crise, não faltam medicamentos para os pacientes, apesar de os estoques ficarem sempre no limite.