Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 29/01/2021 12:15
Por: Redação

Conselho Municipal de Política Cultural de Sobradinho se reúne na Prefeitura

Durante a reunião, a presidente do Conselho, Ingrid Hermes, falou sobre algumas ações do órgão em 2020

O Conselho Municipal de Política Cultural de Sobradinho esteve reunido nesta quinta-feira (28), para apreciar a solicitação de renovação da concessão da Casa do Artesanato para a Associação dos Artesãos de Sobradinho.

Na ocasião, os conselheiros aprovaram, de forma unânime, a prorrogação da concessão à entidade, que tem por objetivo difundir e resgatar a cultura étnica e a técnica artesanal. Durante a reunião, a presidente do Conselho, Ingrid Hermes, falou sobre algumas ações do órgão em 2020, dentre elas: a implantação da Lei Aldir Blanc no município, que contemplou 17 projetos culturais e artísticos, aptos perante os critérios dispostos em edital. Também foi citada a aprovação do Plano Municipal de Cultura (PMC), que é um instrumento fundamental para o planejamento estratégico e a execução de políticas públicas na área cultural.

Na oportunidade, Ingrid lembrou o trajeto percorrido na elaboração do documento, que iniciou ainda em 2019, com o diagnóstico cultural do município, através de levantamento envolvendo diversos segmentos da sociedade e, se concretizou em 2020, com a 4ª Conferência de Cultura, oportunidade em que todos os segmentos discutiram e aprovaram as metas do Plano, que posteriormente foi apreciado e aprovado pelo Executivo e Legislativo Municipal.

Também lembrou que o Plano Municipal de Cultura tem vigência de 10 anos e seu principal objetivo é gerar condições para desenvolver e preservar a diversidade cultural e promover o acesso a ela. Ficou acertado ainda que a próxima reunião será em março, para a designação dos novos membros representantes das entidades no Conselho.