Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 09/11/2018 14:03
Por: redacao

Sobradinho respira sua 23ª Feira do Livro e 12ª Ferarte

Evento se estende até domingo no centro de Sobradinho.

  • Fotos: Casa da Cultura

A programação da 23ª Feira do Livro e 12ª Ferarte de Sobradinho abriu com palestra na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (08) à noite, ministrada pelo Patrono da Feira, o escritor Ricardo Seitenfus, natural de Arroio do Tigre, e pelo escritor homenageado, João Riél Manuel Nunes Vieira de Oliveira Brito, de Tunas. O evento reuniu representantes do Executivo, da Academia Centro Serra de Letras, professores, estudantes e demais pessoas da comunidade.

Na ocasião o Patrono falou sobre sua formação acadêmica e sua trajetória como professor universitário. O momento mais marcante foi quando Seitenfus lembrou da experiência que teve como representante da OEA – Organização dos Países Americanos – no Haiti. Ele foi um dos responsáveis por ações humanitárias naquele país e conviveu com a tragédia causada por um forte terremoto em 2010.

Já o escritor homenageado fez um relato sobre como surgiu o gosto pela leitura e pela escrita. João Riel destacou a leitura pode abrir caminhos e transformar a vida das pessoas. Também fazendo parte da programação, no Hotel do Comércio, houve a abertura das exposições dos mapas antigos de Ricardo Seitenfus e das telas do artista plástico e ex-prefeito de Sobradinho, Lademiro Dors. Por motivos de saúde, Lademiro não compareceu, mas esteve representado por familiares.

A solenidade oficial de abertura da Feira do Livro e da Ferarte ocorreu na manhã desta sexta-feira (09), na Praça 3 de Dezembro, reunindo escritores homenageados, autoridades e ex-patronos. Após a cerimônia houve apresentação do Coral do Projeto Arte e Cidadania; leitura do texto classificado em 1º Lugar,  na categoria juvenil do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese, de autoria de Renata Cereta; apresentação do Grupo de Violão da Escola Municipal São Valentim de Campestre; lançamento do livro “O Poder da Luz”, de Ivone Aretz; apresentação da peça teatral “Conto de Érico Veríssimo”, apresentado pelo Curso Normal da Escola Copetti; apresentação de instrumentos de sopro da Banda Filadélfia e visitação aos expositores.

Agora à tarde, a programação inicia logo mais às 14h40min, com apresentação da peça teatral “A Emília – Boneca de Pano”, a cargo da Escola Geralcino Dornelles; às 15 horas, teatro “Os contos de Fadas em Apuros”, apresentado pelas alunas do Curso Normal da Escola Copetti, e o Musical “Escola Encantada”. Às 19 horas, na Câmara de Vereadores, palestra “Planejamento de Carreira: O grande Diferencial”, com o professor da UNISC, Fernando Batista Bandeira da Fontoura, seguida de lançamento do livro “Gestão de Custos – Uma visão Integradora e Prática dos Métodos de Custeio”. Às 21 horas, show com o Grupo Swing Bom.

Neste sábado, dia 10, as atividades abrem às 8h30min, com o Programa de Sábado da Rádio Sobradinho AM, com participação especial da Academia Centro Serra de Letras, escritores homenageados, livreiros e leitores. Às 9 horas, peça teatral “Brega e Chique”, com Isabel Selli Turcatto e Glória Janini Pellegrin. Às 9h30min, apresentações artísticas das escolas municipais: Dr. Adolpho Sebastiany – com os Grupos de Dança Italiana e Dança Infantil; Flor Fabrício Ceretta - Grupo de Dança Alemã; Seomar Mainardi - Grupo Circense “Desafiando Limites” e Escola Espírito Santo com o Grupo de Pagode. Às 10 horas, apresentação teatral pelos alunos do 8º ano da Escola Copetti e teatro de Libras pelas alunas do Curso Normal. A 23ª Feira do Livro e 12ª Ferarte de Sobradinho se estende com uma programação variada até o próximo domingo (11).