Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Polícia 18/08/2020 14:23
Por: Fabricio Ceolin

Polícia diz que morte de jovem de Soledade foi encomendada e executada por facção

A polícia trata o caso como homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

= O assassinato de Paula Perin Portes, 18 anos, foi encomendado e executado por um facção criminosa que atua em Soledade e tem base no Vale do Sinos. É o que aponta a força-tarefa criada pela Polícia Civil para elucidar o caso. Após 67 dias de desaparecimento, o corpo da jovem foi localizado enterrado próximo a uma sanga em uma propriedade rural de Rincão do Bugre, um local de difícil acesso no interior do município. O corpo de Paula foi necropsiado no posto médico-legal de Soledade e exames complementares serão realizados em Passo Fundo. Segundo a delegada Fabiane Bittencourt, Paula era amiga da ex-mulher de um homem que é considerado o mandante do crime. Ele é uma das três pessoas já presas por suspeitas de envolvimento no desaparecido de Paula.

De acordo com a delegada, ele é também líder do tráfico de drogas em Soledade. Segundo ela, Paula foi morta porque sabia de crimes de todos os envolvidos. Para a polícia, o homem com quem Paula marcou encontro na noite de 10 de junho, Micael Willian Rossi Ortiz, 22 anos, foi usado para atrair a jovem para o local do crime. Ele segue foragido. A polícia ainda não revela detalhes de como chegou ao corpo de Paula no Rincão do Bugre. A jovem foi localizada no começo da madrugada de segunda-feira (17), após todo o domingo (16) de buscas na região. Paula Portes estava enterrada numa localidade próxima à Margem São Bento, onde a polícia já havia usado cães e mergulhadores para tentar encontrá-la. A investigação revelou que durante o trabalho da polícia o corpo de Paula foi trocado de lugar.

No dia 4 de agosto, a bolsa da jovem foi encontrada em um açude nas margens da RS-332. Dentro do acessório estavam documentos, carregador de celular, maquiagem e duas pedras. Paula desapareceu na madrugada de 11 de junho após ir a um encontro com Micael em uma casa em Soledade. Segundo a polícia, na moradia onde esse encontro aconteceu, estavam Paula e mais cinco homens. Imagens de câmeras de segurança mostram quatro destes homens saíram com a jovem carregada. Micael está foragido. Três homens estão presos.

A polícia trata o caso como homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Também investiga o delito de organização criminosa. Em coletiva de imprensa segunda-feira (17), a delegada Fabiane Bitencourt disse que o foco da investigação a partir de agora é localizar Ortiz e identificar mais pessoas envolvidas na ocultação do cadáver de Paula. O corpo de Paula Perin Portes foi sepultado ontem às 18 horas, na sua cidade natal, Fontoura Xavier.