Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 26/11/2020 11:54
Por: Redação

Plano de Cultura foi aprovado na 4° Conferência de Cultura de Sobradinho

Na oportunidade, estiveram presentes vários segmentos do setor cultural do Município que apreciaram e aprovaram o regimento interno e também indicaram algumas modificações.

  • Conferência Municipal de Cultura ocorreu na Câmara de Vereadores. Fotos - divulgação

O Conselho Municipal de Política Cultural promoveu nesta quarta-feira (25), às 19 horas, na Câmara de Vereadores, a 4ª Conferência de Cultura de Sobradinho. Na pauta, a aprovação da Minuta do Plano Municipal de Cultura de Sobradinho que começou a ser construído em novembro de 2019. Na oportunidade, estiveram presentes vários segmentos do setor cultural do Município que apreciaram e aprovaram o regimento interno e também indicaram algumas modificações.

Além disso, foi aprovada a redação final do Plano Municipal de Política Cultural que tem como objetivos: Melhorar a capacitação dos participantes e profissionais de diversas áreas da cultura com incentivos financeiros e qualificação; Valorizar os profissionais em âmbito cultural; Adquirir um ônibus e disponibilizá-lo para deslocamento de grupos de dança, corais e bandas que representam o Município; Dispor de uma oficina de reparação de instrumentos musicais; Dispor de um atelier para confecção e armazenamento de figurinos de teatro; Contar com um profissional permanente na área da música, dança e teatro para transmitir conhecimento e técnicas; Ter um ambiente/sala própria para ensaios, reuniões, cursos e apresentações diversas; Ofertar cursos profissionalizantes e técnicos de empreendedorismo e fomento à criatividade; Compartilhar, manter relações e cooperação com instituições universitárias; Incentivar formação de plateia e aproximação da comunidade; Expandir a divulgação dos eventos e trabalhos realizados pelas entidades; Incentivar empresários e famílias para investir em turismo e cultura, e contratar professor de italiano e alemão para perpetuar estas línguas em nossos jovens.

O Plano Municipal de Política Cultural será encaminhado agora ao Executivo Municipal que, posteriormente, o repassará à Câmara de Vereadores para ser aprovado e, após, executado na Administração Municipal. O Plano Municipal de Cultura tem previsão de duração para 10 anos.