Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 12/08/2017 11:26
Por: Redação

Criada comissão para tratar da estação experimental agrícola da EMBRAPA em Arroio do Tigre

A primeira reunião deste grupo ficou marcada para o dia 21 de agosto.

  • Evento encerrou nesta sexta-feira. Foto: Fabrício Ceolin
  • Foto: Fabrício Ceolin

Delegações de 41 municípios do Rio Grande do Sul e 3 de Santa Catarina visitaram o município de Ibarama por ocasião do evento “Sabores, Saberes e Sementes Crioulas”. Nos últimos dois dias Ibarama foi sede do 16º Dia da Troca de Sementes Crioulas; 6º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula; 6º Feira da Economia Popular Solidária; 6º Seminário Regional dos Guardiões Mirins e do 27º Seminário Estadual de Alternativas à Cultura do Fumo.

O chefe do Escritório Municipal da Emater, Giovani Vielmo, também destacou a participação do público e parceria entre as entidades, a qual, segundo ele, foi fundamental para o sucesso do evento. O Secretário da Agricultura, Norlei Mariani Júnior, afirmou que a secretaria vem incentivado os guardiões, inclusive levando os integrantes a outros municípios para divulgação e a venda dos seus produtos.

O presidente da Associação das Sementes Crioulas de Ibarama, Jaci Ferreira Prestes, ressaltou a importância da presença do público no evento que a cada ano eleva o nome de Ibarama como polo da preservação das sementes crioulas. Atualmente a associação conta com 40 associados, 35 variedades de sementes de milho crioulo, mais de 50 de Feijão, entre outras sementes dos mais variados produtos. Já o prefeito André da Cas destacou que Ibarama tem sido reconhecida nacionalmente, pelo trabalho dos guardiões, Emater e prefeitura.

Nesta sexta-feira (11), último dia do evento, além da troca e venda de sementes crioulas e produtos coloniais, o destaque foi a reunião dos prefeitos do Centro Serra e o chefe geral da EMBRAPA – Clima Temperado, de Pelotas, Clenio Pillon, dando sequência as tratativas para a instalação de uma estação experimental agrícola, às margens da ERS-400, em Arroio do Tigre.

Na ocasião foi criado um grupo de trabalho para tratar do assunto formado pelo diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e secretário da AMCSerra, Vanoir Koehler; o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello; o vice-prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer; o coordenador do APL Vale do Rio Pardo, Jesus Edemir Rodrigues; o gerente adjunto da Emater de Soledade, Carlos Correa da Rosa, e o extensionista da Emater de Sobradinho, Luis Fernando de Oliveira. A primeira reunião deste grupo ficou marcada para o dia 21 de agosto.