Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 19/10/2018 14:08
Por: redacao

Fósseis de dinodontossauro são encontrados em Dona Francisca

Uma das principais conclusões do artigo, que tem como autor principal o mestrando na UFSM, Gian Francis Ugalde, é que os animais andavam em grupos.

Pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) confirmaram a descoberta de fósseis de pelos menos seis filhotes de dinodontossauro, uma espécie primitiva de réptil, durante pesquisas no município de Dona Francisca, no interior do Rio Grande do Sul, em 2012. Os restos foram encontrados aglomerados uns sobre os outros, em uma associação bastante rara, segundo paleontológicos. Uma das principais conclusões do artigo, que tem como autor principal o mestrando na UFSM, Gian Francis Ugalde, é que os animais andavam em grupos.

Embora, tivessem grandes presas que os defendiam de predadores, os dinodontossauros eram bastante vulneráveis ao ataque de grandes répteis. O paleontólogo e professor da Unipampa Felipe Pinheiro explicou que a formação de manadas é bastante comum em herbívoros atuais. Além de ajudar na proteção contra predadores, as manadas contribuem em uma maior troca de sobrevivência dos filhotes a riscos como fome e doenças. Os novos fósseis comprovam que esse comportamento surgiu muito antes da origem dos próprios mamíferos.