Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 30/07/2020 15:06
Por: Fabricio Ceolin

Agricultor de Segredo apresenta proposta para repovoamento dos mananciais

Juarez Arcari ressalta que “projeto como esse, poderia ser adotado por todos os municípios do Centro Serra, uma vez que igualmente foram atingidos severamente pela seca de seus rios”.

  • Juarez Arcari sendo entrevistado por Jorge Foletto. Foto: Arquivo
  • Arroio Sapopema em Serrinha Velha
  • Arroio Sapopema em Serrinha Velha
  • Arroio Sapopema em Serrinha Velha
  • Arroio Sapopema em Serrinha Velha

Com a seca que iniciou no final do ano passado e se intensificou no início de 2020, o nível dos arroios, riachos e rios do estado baixou consideravelmente, ocasionando a mortandade, quase que total da vida aquática, e por consequência disso, os peixes sumiram. Com esse cenário, o agricultor Juarez Arcari, de Serrinha Velha, interior de Segredo, juntamente com sua família, decidiu fazer algo para reverter esta situação. Arcari procurou a Emater com a proposta de repovoamento dos mananciais. A ideia inicial é a da soltura de alevinos nos principais arroios do município, depois de um estudo de quais são as espécies que são nativas da região.

O projeto, que foi apresentado na Câmara pela Vereadora Lisandra Merguen, foi aprovado por unanimidade, e propõe que a Secretaria da Agricultura de Segredo, em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, estude como promover a soltura dos alevinos. O repovoamento, segundo o projeto, é muito importante, não apenas para a pesca, recreação e cultura, mas também para a manutenção da vida nativa, tendo em vista também que os peixes são fundamentais para a alimentação de várias outras espécies que fazem parte do ecossistema. O período de soltura, também deverá ser analisado para que seja feito na época mais adequada.

Juarez Arcari ressalta que “projeto como esse, poderia ser adotado por todos os municípios do Centro Serra, uma vez que igualmente foram atingidos severamente pela seca de seus rios”. Ele salienta que em pequenas poças a vida aquática ficava ainda mais vulnerável aos predadores, tanto animais, quanto humanos, e em decorrência disso, muitas espécies foram extintas. A busca por parcerias público/privada também é uma das possibilidades para que isso se torne realidade. Os vereadores de Segredo, além de votarem favoravelmente ao projeto, se mostraram otimistas com a possibilidade da recuperação da vida aquática do município.