Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 10/08/2018 08:38
Por: redacao

Morre o Padre Silvio Rockembach

Nos últimos anos ele lutava contra um câncer de próstata que se estendeu para o intestino e por último no fígado.

Faleceu no começo da manhã desta sexta-feira (10) o Padre Silvio Rochembach, aos 81 anos de idade, atual vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Sobradinho. Nos últimos anos ele lutava contra um câncer de próstata que se estendeu para o intestino e por último no fígado. Padre Silvio Germano Rockembach nasceu em Chapada, no Rio Grande do Sul, no dia 17 de junho de 1936. Seus pais eram Emílio José e Autina Ott Rockembach.

Após dois anos de estudo na Escola Municipal, foi em 1948 ao Pré-Seminário de Frederico Westphalen. Entre 1950 e 1956 permaneceu no Seminário São José, em Santa Maria. Concluiu o Ensino Médio em Viamão e graduou-se em Filosofia e Teologia. Pela vocação Sacerdotal tornou-se discípulo missionário fiel. Em 7 de julho de 1963 em Chapada, Dom Luis Victor Sartori o ordenou sacerdote.

Atuou nas paróquias Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Sul, Catedral de Santa Maria, além de ser auxiliar em Caçapava do Sul e professor-assistente no Seminário São José. Serviu também como vigário à Igreja em Poço Redondo, São Pedro do Sul, Ibirubá, Agudo e Silveira Martins. Exerceu o ministério em Cruz Alta e Arroio do Tigre. Na Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre, no período 31 de janeiro de 1983 a 26 de janeiro de 1987 e de 01 de agosto de 1997 a 26 de dezembro de 1999, foi vigário cooperador.

Em Sobradinho atuou em dois períodos: de 1987 a 1991 como Pároco e de 2000 até agora como vigário paroquial. No ano de 2018 Padre Silvio comemorou 55 anos de Ordenação Sacerdotal. Além de celebrar missa, exerceu muito sacramentos como batizados, primeira comunhão, casamentos, enterros, confissões, aconselhamentos e visitas a doentes e famílias.

Falando ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, o Padre Gelso Bernardi – Pároco da Matriz dos Navegantes – lembrou que Padre Silvio fez ontem uma sessão de quimioterapia em Cachoeira do Sul. Destacou também que ele estava sereno e consciente da sua situação nos últimos tempos. O pároco lembrou ainda da generosidade e do conhecimento, entre outras qualidades de Padre Silvio.

ATOS FÚNEBRES

O corpo está sendo velado na Igreja Matriz dos Navegantes e o sepultamento será neste sábado (11) às 10 horas, no cemitério Jardim da Colina, de Sobradinho.

LUTO OFICIAL

O prefeito Maninho Trevisan emitiu na manhã desta sexta-feira um decreto instituindo luto oficial em Sobradinho pelo período de três dias em decorrência da morte do Padre Silvio Rockembach.