Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 17/06/2019 14:26
Por: Redação

Agricultores tiveram Declaração de Aptidão ao Pronaf suspensas

A questão foi reforçada para o secretário especial de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Fernando Schwancke, em reunião com a presença do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o deputado estadual Elton Weber

Uma audiência com o Tribunal de Contas da União, na última quarta-feira (12), em Brasília, tratou sobre a suspensão da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP -, a partir de indícios de irregularidades apontados pelo órgão. Acompanhado por demais deputados, o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Heitor Schuch, pediu a divulgação de quem teve o documento suspenso, uma vez que o mesmo é necessário para o encaminhamento de pedidos de financiamento do Pronaf junto aos bancos.

“Muitos agricultores nem imaginam que estão nessa situação e só irão descobrir que estão impedidos no momento de contratar o recurso para a safra. Se forem notificados com antecedência poderão regularizar a situação o quanto antes" .. disse Schuch.

A questão foi reforçada para o secretário especial de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Fernando Schwancke, em reunião com a presença do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o deputado estadual Elton Weber. Para Schuch, um aviso oficial feito pelo Mapa vai contribuir, inclusive, para dar agilidade e mais transparência ao processo de apuração. No total, foram suspensas 126 mil das mais de 3 milhões emitidas no país, sendo 4 mil e 800 no Rio Grande do Sul.