Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 07/12/2020 14:55
Por: Redação

Bombeiros Voluntários de Sobradinho participam de curso internacional

O curso foi ministrado pelo instrutor Chileno Jaime Lōpes Sepūlveda.

  • Integrantes do CBV Sobradinho com o instrutor.

Cinco bombeiros voluntários de Sobradinho participaram no último sábado (05), no quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade de Rolante, de um Curso Internacional de Hidráulica Aplicada a Bombeiros. Conforme o presidente da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa, foram 70 Bombeiros e bombeiras de várias unidades filiadas capacitados de forma gratuita pelo departamento de ensino da entidade no sábado e domingo, com o curso ministrado pelo instrutor Chileno, Jaime Lōpes Sepūlveda, da Equipo va El Água LLC .

De Sobradinho, participaram os Bombeiros Voluntários Neri Carlos Manske, Kaefer Gest, Gustavo Alencar Rosa dos Santos, Elisandro Kohler e Bruno Linhar. Segundo os participantes, foram aprendidas técnicas de ligações de mangueiras com suas determinadas polegadas, utilização de pressão e vasão ideal, reabastecimento em hidrantes mananciais, inversão da bomba de água em caminhões de bombeiros, utilização de bombas de água externas entre outras atividades. Todas as medidas de prevenção ao Coronavírus foram respeitadas. Na oportunidade, a corporação de Sobradinho recebeu uma doação dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha de 30 litros de álcool em gel.

Segundo o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho, este já é o sexto curso em que bombeiros e membros da diretoria da entidade participam neste ano através da Voluntersul. Rudinei de Lima destaca que sua gestão alinhou um trabalho em conjunto com a entidade representativa, a qual possui mais de 40 unidades de filiadas no Estado, buscando assim uma padronização com as demais corporações voluntárias.  Rudinei lembra que os participantes dos cursos oferecidos ficam responsáveis em repassar o conhecimento adquirido aos demais membros dos Bombeiros.  

 Atualmente, Fabricio Ceolin – integrante dos bombeiros de Sobradinho – atua  como coordenador regional da Voluntersul, juntamente com Emílio Dalmayer, de Agudo, os quais tem alinhado às ações de 8 corporações que fazem parte da Regional 03, em concordância  com a diretoria estadual da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul.

Na próxima quinta-feira (10), os integrantes dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho participam de um Workshop online também promovido de forma gratuita pela Voluntersul sobre incêndios em vegetações, pois nessa época são as ocorrências mais recorrentes. O módulo será ministrado por João Godoi, especialista em emergências da universidade do Texas, técnico em Segurança do Trabalho, Enfermeiro e Pós graduado em urgência e emergência.

O presidente da corporação sobradinhense Rudinei de Lima, destaca que sua gestão em conjunto com sua diretoria frente à entidade, tem buscado cada vez mais a qualificação do grupo, oferecendo oportunidades aos voluntários. Rudinei lembra que é importante repassar conhecimento a todos aos integrantes, para que no futuro esses possam estar aptos à assumir os trabalhos tanto na parte operacional ou administrativa da entidade.