Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 10/06/2019 22:36
Por: Redação

Câmara aprova moção de apoio a PEC que prorroga mandatos e unifica eleições

Sessão foi nesta segunda-feira.

Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (10) na 14ª sessão ordinária de 2019. Na ocasião, por 7 votos favoráveis e 1 contrário, foi aprovada uma moção de apoio à Proposta de Emenda Constitucional que estabelece a coincidência geral dos pleitos para todos mandatos eletivos, prorrogando por mais dois anos os mandatos de senadores, prefeitos e vereadores.

A PEC estabelece também que os futuros mandatos sejam de 5 anos para todos os cargos eletivos, e põe fim a reeleição para todos os cargos de Poder Executivo. A moção de apoio a esta Proposta de Emenda Constitucional foi apresentada pela vereadora Maxcemira Trevisan. O vereador Jeferson Matana votou contra por considerar ideal mandatos de quatro anos.

Também foi aprovada a contratação temporária, sem concurso público, de um professor de Educação Infantil para substituir uma titular em licença maternidade na EMEI Santa Rita de Cássia.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Na Tribuna, durante o período das Explicações Pessoais, o vereador Valdecir Bilhan, disse que o Executivo precisa encontrar formas de incentivar a agricultura familiar, uma vez que os produtores, na entressafra, ficam sem atividades, não podendo vender seus produtos na cidade. Segundo ele, é preciso também diminuir as exigências no setor da construção civil, para que este segmento possa se expandir.

Maxcemira Trevisan lamentou que o Executivo não tenha adotado o seu projeto de instalação de lixeiras diferenciadas proporcionando a separação do lixo seco do orgânico. Segundo ela, as novas lixeiras que estão sendo instaladas na cidade, apesar de serem bonitas, vão acumular resíduos que poderão exalar mau cheiro. A vereadora também salientou a importância da PEC que visa unificar os mandatos eletivos, pois segundo ela, isso, entre outras vantagens, irá evitar gastos com eleições a cada dois anos.

Solange Guerreiro parabenizou as comunidades de Campestre, Campo da Aviação e Linha Herval pelos eventos realizados neste final de semana. Parabenizou também os crismandos da Paróquia dos Navegantes. Ela agradeceu o Executivo pela recuperação da estrada de Linha Carijinho. Solange manifestou também preocupação com a segurança pública. Segundo ela, é preciso formar uma comissão a fim de reivindicar maiores investimentos neste setor, por parte do governo do Estado.

Luiz Freitas sugeriu que o Executivo adote um sistema on line para facilitar a renovação de alvarás de localização, evitando com isso, a burocracia. Freitas agradeceu a Secretaria da Agricultura pela instalação de um toldo na Feira do Produtor. Ele também parabenizou a Secretaria da Educação e a Casa da Cultura pela realização da Semana Literária.

Jeferson Matana voltou a solicitar cópia da caderneta de trabalho de uma patrola e de uma retroescavadeira para conferir os serviços feitos no mês de abril de 2019. Segundo ele, esse novo pedido de informação foi feito porque na resposta ao seu primeiro pedido, foi anexada apenas a cópia da capa da caderneta, sem o respectivo relatório do trabalho feito por estas máquinas. Sobre a declaração feita ainda na sessão passada pelo vereador Eder Librelotto, de que o PP passou a ter a maior bancada da Câmara, em decorrência da posse de Solange Guerreiro no lugar de Preta Teichmann, Matana, disse que não se pode esquecer que nas eleições passadas houve uma Coligação que elegeu 4 vereadores de Oposição.

Já o presidente da Câmara, Tuki Siman, destacou que os eventos deste final de semana: o Torneio Internacional de Bochas, de Campo da Aviação; o jantar dos namorados de Campestre, e o Festival do Cabrito, de Linha Herval, são importantes, pois contribuem com o turismo. Tuki disse ainda que ficou feliz por ter sido citado entre aqueles que podem concorrer a prefeito de Sobradinho. Disse que trabalhou para ser vereador, e admitiu que está trabalhando agora para ser prefeito ou vice nas eleições do ano que vem.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão ordinária do Legislativo de Sobradinho será segunda-feira às 18 horas.