Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 21/10/2019 14:19
Por: Redação

Secretário de Obras e Serviços Urbanos apresenta um relato dos trabalhos de sua pasta

O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Sobradinho, Olandir Bernardy, fez um apanhado geral dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela sua pasta. Conforme ele, em virtude da umidade e da instabilidade do tempo, nos últimos dias, não foi trabalhado na recuperação de estradas rurais, apenas foram feitos alguns reparos e aberturas de bueiros. A intenção é assim que melhorar o tempo dar início ao acascalhamento das estradas de Linha Campos.

Também lembrou que uma equipe das obras está concluindo a canalização de um terreno na saída para Ibarama. Segundo ele, a obra foi mais trabalhosa que o esperado, pois a equipe se deparou com uma espessa camada de rocha, que inclusive demandou auxilio de especialistas, porém com os equipamentos adequados foi possível perfurar e remover todo o material e instalar 200 metros de canos, sendo 140 tubos de 1 metro de diâmetro e 60 tubos de 40 cm de diâmetro. No local, também foi construída uma caixa de captação.

Bernardy destaca o importante auxílio dos proprietários, que cederam o terreno para a Prefeitura instalar a tubulação, bem como dos moradores das imediações, que apesar de não serem beneficiados diretamente, entenderam a relevância e a necessidade da obra que beneficiará as famílias residentes na Rua Santa Rosa, Bairro Copetti, que há anos vinham sofrendo com alagamentos nas residências. Em relação à máquina adquirida pela Prefeitura para pintura de faixas, meio fio e demais sinalizações, o secretário ressalta que já foram feitos testes na Rua Capitão Veríssimo, entretanto em virtude da umidade e por ainda não haver nenhum funcionário preparado para operar o equipamento, os serviços não saíram com perfeição. Por isso, solicita a compreensão da população, uma vez que já está sendo treinado um servidor para a realização dos trabalhos de pintura de cordão, que terão sequência no centro da cidade, se estendendo para os bairros.

Ele lembra que a máquina vai garantir mais eficiência no serviço, pois o que manualmente levaria cerca de um dia para ser feito, com o auxílio do equipamento poderá ser feito em 40 minutos, melhorando o rendimento dos trabalhos e economia de material. Também falou sobre a implantação em três ruas no centro, de faixas de segurança, com uma espécie de fita autocolante usada para demarcação viária. Ele adiantou que o material está se deteriorando muito rápido, devido ao grande fluxo de veículos, não sendo aprovado, pela pouca durabilidade.

Bernardy lembrou que a Prefeitura já foi autorizada pela Caixa Econômica Federal, a iniciar as obras de construção da Rua Coberta, na Avenida João Antônio, Praça 3 de Dezembro. A previsão é dar início nos primeiros dias de novembro. Quanto às obras de construção do passeio público no Bairro Medianeira, ele destacou que estão bem adiantadas, sendo que a primeira etapa – que compreende o Hospital Dr. Homero até a Capela do Bairro –, está em fase de conclusão. A Administração Municipal optou por fazer o serviço em partes, para evitar transtornos à comunidade, por isso nesta semana será feita a abertura de mais um trecho para a construção do passeio.

Ao todo, serão construídos 3.240 metros quadrados de passeio público nas ruas: Homero de Lima Menezes, Edwirges Teixeira Correa, Aristides Pereira e Francisca da Silva. O secretário lembra que se o tempo colaborar será possível entregar a obra ainda neste ano. Sobre as obras de pavimentação, ele adianta que a Prefeitura já fez a canalização e terraplenagem para o calçamento de Linha Quinca (entre a Escola Geralcino Dornelles e proximidades do Mercado Puntel). A ideia é iniciar as obras assim que se estabilizar o tempo. Também lembra que na semana passada foi concluída a pavimentação das ruas do Bairro Pinhal, agora será iniciada a construção das calçadas.

Nesta semana, a equipe das obras pretende fazer a terraplenagem para início das obras de calçamento no Bairro Peões, concluindo dessa forma a pavimentação das 18 ruas, previstas no projeto. Da mesma forma, explicou as melhorias que estão sendo executadas no Parque da FEJÃO. A Prefeitura já removeu a grama do campo, fez a drenagem e distribuiu material, para que seja feito o plantio de grama. Ele lembra que em breve também será construída a pista olímpica e feito o fechamento do campo de futebol. Olandir Bernardi ressaltou que a Corsan assumiu o abastecimento de água do Parque, sendo que as redes já estão prontas, faltando apenas fazer as ligações e instalação dos hidrômetros.