Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 01/04/2019 20:47
Por: redacao

Vereadores rejeitam compra de notebooks e mantém sessões nas segundas-feiras

Apenas Tuki Siman e Maxccemira Trevisan defenderam a compra dos equipamentos e a transferência das sessões paras as terças-feiras.

  • Sessão foi nesta segunda-feira. Foto: Ivanio Melchior
  • Solange Guerreiro.Foto: Ivanio Melchior

Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos nesta segunda-feira (01) em sessão ordinária. Foram aprovadas duas moções de reconhecimento de autoria dos vereadores Éder Librelotto, Luiz Freitas e Preta Teichmann, pelos 30 anos da Escola de Samba Mocidade Independente, do Bairro Vera Cruz, e pelos 40 anos da Escola Unidos do Samba, do Bairro União. Também foi aprovada moção de reconhecimento dos vereadores Tuki Siman e Valdecir Bilhan pelo 1º aniversário da Escola de Samba Imperatriz Sobradinhense.

Com a sessão suspensa, o presidente da Câmara, Tuki Siman, consultou os colegas sobre a compra de notebooks para os parlamentares. Foram contrários: Elemar Lazzari, Jeferson Matana, Luiz Freitas, Preta Teichman, Éder Librelotto, Valdecir Bilhan e Adão Weber. Com isso, a compra não será feita. Por 7 votos contrários e 1 favorável, também foi rejeitado o projeto de resolução da Mesa Diretora propondo passar as Sessões Ordinárias para às terças-feiras, às 19 horas. Apenas a vereadora Maxcemira Trevisan foi favorável. O presidente da Câmara, Tuki Siman – autor da proposta – só votaria em caso de empate. Por unanimidade, no entanto, foi aprovado em 1º turno o projeto da Mesa Diretora que propõe alterar a Lei Orgânica Municipal reduzindo de 2 para 1 mês o recesso da Câmara. Este projeto deverá ser votado em 2º turno na próxima sessão.

Na sessão desta segunda-feira baixou para estudos o projeto que dispõe sobre a conservação e limpeza de terrenos particulares no município de Sobradinho. Também baixou o projeto institui Gratificação Especial de 400 reais aos membros da Comissão de Seleção e Comissão de Monitoramento e Avaliação a ser paga nos meses em que efetivamente comprovado o trabalho mediante relatório. Ficaram também nas comissões dois projetos: um que amplia o prazo de locação de um imóvel e outro que prorroga a cedência do prédio para uma indústria do setor de calçados, bolsas e acessórios.

Baixaram ainda projetos que autorizam contratações emergenciais de um agente comunitário de saúde, uma doméstica e três agentes de combate às endemias. Os vereadores baixaram também outros nove projetos autorizando o município firmar contrato de concessão de uso gratuito de equipamentos para Associações de Patrulhas Agrícolas de Linha Brasileira, Arroio Pilão; Linha Tupi; Campestre; Linha Carijinho; Arroio Bonito, Linha Turvo, Linha Rubert; Linha Herval, Linha Turvo, Linha Central, Gramado, Sanga Funda, Canto Bravo, Granja do Silêncio, Linha Campos, Linha Apolinário, Rincão do Segredo; Campo da Aviação e Linha Quinca e também da  Bacia Leiteira Municipal.

Outro projeto que ficou nas comissões autoriza o Executivo promover a reversão ao Patrimônio Público Municipal de uma área urbana de 2.815,00 m² doada à Associação Desportiva Maieron. Esta reversão visa a posterior construção de uma quadra poliesportiva no local. Os vereadores baixaram ainda o projeto que dispõe sobre a comissão municipal intersetorial das ações estratégicas de prevenção e erradicação do trabalho infantil.

TRIBUNA POPULAR

Por ser a 1ª sessão ordinária do mês, houve espaço para a Tribuna Popular. Na ocasião, a suplente de vereadora Solange Guerreiro – representando as Associações das Trabalhadoras Rurais e dos Jovens Rurais – fez um convite para a 27ª CEJURS e 3ª Olimpíadas das Trabalhadoras Rurais que ocorrem dias 6, 12, 13 e 14 de abril, no Parque da FEJÃO.

PRÓXIMA SESSÃO

Os vereadores de Sobradinho voltam a se reunir em sessão ordinária na próxima segunda-feira, dia 8, às 18 horas.