Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 10/03/2018 13:14
Por: Fabricio Ceolin

Festa da Nega da Noite é neste domingo

A visitação a sepultura continua com fervor nos que nela acreditam, sendo anualmente feita uma festa em sua homenagem.

Acontece amanhã mais uma edição da tradicional festa da Nega da Noite, na comunidade Santo Antônio em Campo de Sobradinho. O evento  inicia às 9 horas com a procissão motorizada saindo do Posto Dalri/Neblinão até o Tumulo da Nega da Noite, onde será rezada uma missa. Toda a programação incluindo jogos, almoço e domingueira, acontece no salão da comunidade, que recebeu diversas melhorias nos últimos anos. Por se tratar de uma festa religiosa, muitas lotações confirmam presença. Segundo Alencar Maraschim, um dos organizadores, a expectativa é de servir mais de 300 almoços amanhã.

A devoção à  Nega da Noite remonta ao século 19, e refere a uma benzedeira chamada Guilhermina que morava na propriedade de João Batista da Silva entre 1800 e 1860. Ela trabalhava nos afazeres domésticos para os moradores da região, era benzedeira, parteira e fazia remédios caseiros. Comenta-se que no inicio da Revolução Farroupilha de 1835, quatro jovens que fugiram da guerra tiveram da Negra proteção em sua morada, permanecendo ali durante alguns anos. Ela tornou-se cozinheira dos rapazes, sendo amiga, mãe e protetora, até o desaparecimento misterioso deles. Tempos depois do desaparecimento dos mesmos, ela foi encontrada morta, enforcada em uma árvore próxima de sua casa.

iante disso, pessoas afirmam que ela enforcou-se devido à solidão. Outros dizem ter sido enforcada em culpa do desaparecimento dos rapazes. Seu túmulo encontra-se em Campo de Sobradinho, e é cuidado pelos seus devotos, a fim de pedir uma graça e fazer promessas ou depositar suas oferendas, como penhor da graça alcançada. A visitação a sepultura continua com fervor nos que nela acreditam, sendo anualmente feita uma festa em sua homenagem.