Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 20/11/2019 14:19
Por: Redação

2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo está em andamento

O foco desta vez são os adultos jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico.

Está em andamento a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O foco desta vez são os adultos jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico. São mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina.

Segundo a enfermeira chefe do posto de saúde central de Sobradinho, Roberta Mota Roulschuh, a realização dessa etapa da campanha é importante para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo em jovens desta faixa etária que não tomaram as duas doses da vacina. Ela salientou que o dia “D” acontecerá em 30 de novembro, mesmo dia que a campanha se encerra. Roberta salienta também que os Jovens de 20 a 29 anos devem ter duas doses da vacina. O surto de sarampo ainda se encontra em atividade no país.

Atualmente, cerca de 6 mil casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos estão concentrados em 176 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Em Sobradinho a vacina é aplicada exclusivamente no Posto de Saúde Central, das 7 e trinta as 11 e trinta e das 13 e trinta até as 16 horas.

Em Arroio do Tigre, a vacina estará disponível no ESF Urbano no Bairro Industrial e no Posto de Saúde da Sede nos turnos da manhã e tarde. No Posto de Saúde da Coloninha nas terças e quintas-feiras pela manhã. No Posto de Saúde de Taboãozinho nas quartas e sextas-feiras também pela manhã, e no Posto de Saúde de Sítio Alto nas segundas, terças e sextas-feiras à tarde. No dia 30 os Postos de Saúde de Sítio Alto e ESF Urbano no Bairro Industrial estarão abertos das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. É necessário apresentar o cartão do SUS e a carteira de vacinação.