Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 09/08/2018 13:56
Por: redacao

Evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é destaque em Ibarama

O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é promovido pela Emater, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, Universidade Federal de Santa Maria e Prefeitura de Ibarama.

  • Milho Crioulo. Foto: divulgação
  • Foto: divulgação

Teve início nesta quinta-feira (09), uma nova edição do Saberes, Sabores e Sementes Crioulas. O evento, que congrega o 17º Dia da Troca das Sementes Crioulas, o 7º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, a 7ª Feira da Economia Popular Solidária, 7º Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas e o Espaço Solidário de Sementes, Mudas e Plantas Bioativas, acontece no Ginásio Municipal de Esportes João Lazzari, sendo esperada até esta sexta-feira (10), a participação de cerca de 1.500 pessoas.

Na manhã desta quinta, houve o painel sobre Plantas Bioativas, no Centro de Eventos Lorena Wendt Dal Ri. Participaram do painel a professora e coordenadora do Curso de Farmácia da Unisc, Chana de Medeiros da Silva; o engenheiro agrônomo e assistente técnico estadual de Plantas Bioativas da Emater, Gervásio Paulus, e o engenheiro agrônomo do Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis, Arnaldo José Basso. Agora à tarde, no Espaço Solidário, haverá uma oficina sobre elaboração de receitas com plantas medicinais, ministrada pelo extensionista social e instrutor do Centro de Treinamento da Emater de Não-Me-Toque, Fernando Missio. Após, ocorre troca e doação de mudas de plantas bioativas.

Nesta sexta, (10), a programação é voltada para estudantes e agricultores, com relato de experiências por jovens guardiões das sementes crioulas, enfatizando suas vivências como sucessores da multiplicação e destacando a importância da realização dessas atividades, tanto no município de Ibarama, quanto em outros municípios. Além disso, serão desenvolvidas cinco oficinas sobre usos e manejo das sementes crioulas na propriedade rural, que terão como temas a Conservação das sementes, Germinação, Seleção e classificação de sementes, Adubação verde e plantas de cobertura, e Finalidade e uso na culinária e no artesanato.

Paralelo à programação, acontece, nos dois dias do evento, a Feira da Economia Popular Solidária e o Dia da Troca de Sementes Crioulas. Nestes eventos os agricultores socializam experiências com o público participante, além da troca e comercialização de sementes crioulas, mudas, produtos coloniais e artesanatos dos agricultores familiares, indígenas, agroindústrias e artesãos da região. O evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é promovido pela Emater, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, Universidade Federal de Santa Maria e Prefeitura de Ibarama.