Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 25/09/2020 12:16
Por: Redação

Santa Cruz terá Central Regional para ampliar testes de Covid-19

As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen localizados em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

Santa Cruz do Sul está entre os municípios gaúchos que contarão com centrais regionais visando ampliar testes para Covid-19. O ponto de triagem, que já iniciou as atividades de recebimento das amostras, irá auxiliar e agilizar o envio para análise da Covid-19 em outros Estados. Conforme a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Beanir Lara, a Central de Santa Cruz ainda responderá pelas regionais de Cachoeira do Sul e Cruz Alta.

A expectativa é de receber cerca de 500 amostras por dia, testando pessoas que apresentarem síndromes gripais, profissionais da saúde, moradores de lares de idosos, entre outros grupos. Até então, o encaminhamento das amostras precisava passar por uma etapa no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) em Porto Alegre, que em paralelo também realiza a testagem, antes de seguirem para fora do Estado. Com as centrais regionais, esse fluxo ganha maior agilidade e diminui o tempo entre a coleta da amostra e o resultado do exame. As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen localizados em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

Cada um deles abrange uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar até o aeroporto mais próximo 500 amostras diárias. Do Rio Grande do Sul, os testes são encaminhados para laboratórios de referência no Rio de Janeiro, no Paraná ou em São Paulo. A secretária Arita Bergmann destacou essa ampliação que é prevista pelo Projeto Testar RS.