Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 20/07/2018 14:36
Por: redacao

Vereadores de Vale do Sol rejeitam folga aniversário a servidores públicos

O Legislativo entendeu que a proposta não vem ao encontro dos interesses públicos, pois a valorização do servidor público deve se dar através dos resultados que apresenta nos serviços prestados à comunidade.

Após a reunião com os integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais, os vereadores concluíram a análise do projeto de lei que buscava autorização legislativa para instituir ao funcionário público a “folga aniversário”, para ser gozada dentro de 30 dias após a data do aniversário. O projeto foi rejeitado por seis votos na reunião ordinária realizada na noite da última segunda-feira (16). Os vereadores ouviram a posição da comunidade e avaliaram os argumentos do Sindicato, que prima pela valorização do funcionalismo público.

No entanto, o Legislativo entendeu que a proposta não vem ao encontro dos interesses públicos, pois a valorização do servidor público deve se dar através dos resultados que apresenta nos serviços prestados à comunidade. O Legislativo alega que todos os funcionários concursados sabiam da remuneração e da carga horária antes de realizarem o concurso e se interessaram por ser um valor justo e dentro dos limites que o Município pode pagar. Mas nada impede de ser estudada uma estratégia para que os funcionários que dão resultados além da média sejam premiados de alguma forma.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Edi Muller, aponta que o projeto partiu do Executivo numa proposta de valorização do servidor público. Segundo ela, se trata de um benefício simples e que não traz qualquer prejuízo aos cofres públicos. Ela revela ainda que dados da organização Mundial da Saúde apontam para o crescente afastamento dos trabalhadores por estresse, ansiedade e até depressão. Edi Muller enxerga a folga como uma singela gratificação e até mesmo prevenção na saúde.

SOBRADINHO

Em Sobradinho, proposta semelhante já foi encaminhada pelo vereador Jeferson Matana ao Executivo através de um anteprojeto, onde o parlamentar pede que seja elaborado um projeto de lei que institua uma folga anual para os servidores públicos municipais do município, no dia de seu aniversário.