Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 23/04/2018 14:52
Por: Redação

Pesquisa vai abordar a história e origem do município de Tunas

A obra é para estar concluída até dezembro de 2018, quando Tunas celebrará 31 anos de emancipação e 115 anos de sua fundação.

Os integrantes da Academia Centro Serra de Letras, Clara  Montagner e João Riél de Oliveira Brito, estão desenvolvendo uma pesquisa abordando  a história e origem do município de Tunas. Num primeiro momento estão sendo analisadas as fontes primárias sobre a origem do local em cartórios, arquivos paroquiais, cemitérios antigos, passando pelos distritos e divisas territoriais, buscando informações que embasarão o trabalho.

Segundo os pesquisadores a ideia da publicação do livro se deu por existir muito pouco escrito sobre a história de Tunas, emancipado de Soledade em 1987, quando fora distrito desde o ano de 1903, logo depois colonizado em sua maioria, por imigrantes de origem alemã vindos de Santa Cruz.

O material servirá como fonte didática para os alunos de Tunas e para a população conhecer suas origens. Os pesquisadores solicitam a quem tiver interesse de contribuir com informações e fotografias históricas relevantes ligadas a formação do município que os procurem o quanto antes.

A obra é para estar concluída até dezembro de 2018, quando Tunas celebrará 31 anos de emancipação e 115 anos de sua fundação. Se possível, a obra serás lançada na Feira do Livro de Sobradinho e em Tunas, durante eventos ligados a semana do município.