Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 31/07/2020 14:34
Por: Fabricio Ceolin

Prefeitos discutem autonomia no sistema de bandeiras do distanciamento controlado

De acordo com a procuradora jurídica de Cachoeira do Sul, os prefeitos querem maior participação nas decisões, porém, estão com certo receio quanto as responsabilidades no caso de um eventual surto da doença.

Os prefeitos da microrregião 27, com sede em Cachoeira do Sul, e abrangência no Centro Serra, estiveram reunidos quinta-feira (30), à tarde, na Câmara de Vereadores de Sobradinho. Na pauta, a proposta do governo do estado de conceder maior autonomia aos municípios no sistema de bandeiras do distanciamento controlado.

De acordo com a procuradora jurídica de Cachoeira do Sul, os prefeitos querem maior participação nas decisões, porém, estão com certo receio quanto as responsabilidades no caso de um eventual surto da doença, sendo a gestão os leitos de UTIs é feita pelo Estado. Conforme Juliana Cruz Flores, os prefeitos, através de suas associações regionais, como a AMCSERRA, estão elaborando sugestões que serão levadas ao governo do Estado pela FAMURS, na busca por um acordo.

O governo estadual propôs que as regiões pudessem adotar um bandeira mais branda, sempre que houvesse unanimidade entre os prefeitos das regiões. Segundo Juliana Flores, a unanimidade, quase sempre é impossível, por isso, uma das sugestões dos prefeitos é permitir a adoção de bandeira mais branda, quando a opção for da maioria, e não necessariamente da totalidade. 

No final da tarde desta sexta-feira (31), o Governo do Estado irá divulgar o mapa prévio da classificação das bandeiras do Plano de Distanciamento Controlado, que passa a vigorar a partir da semana que vem. Após a divulgação, os municípios classificados em bandeira vermelha terão prazo para apresentar recurso até às 6 horas de domingo. A posição final será divulgada no final da tarde de segunda-feira, para entrar em vigor na terça-feira (04). A expectativa é que a microrregião 27, permaneça na bandeira Laranja.