Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 31/12/2018 13:46
Por: redacao

Ex-prefeito de Sobradinho morre aos 105 anos de idade

Wedy foi prefeito substituto por três meses e juiz de Direito em Sobradinho no ano de 1945, quando instalou a Comarca.

  • Magistrado de 105 anos foi homenageado como eleitor emérito. Foto: Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
  • Wedy, João Riél, Catiéle e familiares com livros historicos de Sobradinho. Foto: divulgação

Faleceu em Porto Alegre aos 105 anos de idade, de causas naturais, Garibaldi Almeida Wedy, ex-prefeito e juiz de Sobradinho. O sepultamento ocorreu neste domingo (30) no Cemitério São Miguel e Almas. Garibaldi nasceu em Soledade em outubro de 1913. Foi prefeito substituto por três meses e juiz de Direito em Sobradinho no ano de 1945, quando instalou a Comarca.

Recentemente entrevistado por João Riél de Oliveira Brito e Catieli Boneli para os arquivos do projeto Memória Viva, da Casa da Cultura, Wedy relatou alguns fatos históricos de Sobradinho e região. Assegura que seu avô construiu o sobrado que deu nome ao município!   Em suas memórias conta ainda que, quando foi prefeito de Sobradinho, não havia bancos na Praça 3 de Dezembro.  Então decidiu instalar alguns, recebendo críticas por isso. “Esses bancos vão servir para acomodar os vadios da cidade”..disseram a ele.  

Wedy foi o eleitor mais velho do Estado a votar nas recentes eleições. Era Desembargador aposentado, escritor com 12 livros históricos publicados, advogado, professor universitário, membro da Academia Soledadense de Letras, pecuarista, entre outras tantas funções que desempenhou durante sua longa vida. O prédio do novo fórum da Comarca de Sobradinho vai se chamar Garibaldi Almeida Wedy em sua homenagem, conforme projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo Deputado Adolfo Brito.