Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Educação 12/08/2019 13:38
Por: Redação

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unisc promoverá evento comemorativo aos 25 anos

Objetivo é divulgar o programa através do relato de ex-alunos e egressos do mestrado e doutorado

O Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), promoverá, no próximo dia 14 de agosto, um evento que integra as comemorações dos seus 25 anos, celebrados neste ano. O evento "Os 25 anos do PPGDR-UNISC: Histórias, Trajetórias e Registros", tem como objetivo divulgar o programa através do relato e testemunho dos seus ex-alunos, egressos do mestrado e doutorado em desenvolvimento regional.

Nessa tarde, ao final do painel, haverá a inauguração da exposição fotográfica dos 25 anos do PPGDR-UNISC. O evento inicia às 14h, tendo como local a sala 1002 (bloco 10) do campus de Santa Cruz do Sul, sendo aberto ao público em geral. Conforme o coordenador do programa, professor Rogério Leandro Lima da Silveira o evento também é uma ótima oportunidade para quem tem interesse em cursar o mestrado ou doutorado, conhecer o Programa e saber da sua contribuição na formação acadêmica e atuação profissional dos alunos, através do relato dos seus egressos.

A abertura da programação será feita pelos coordenadores, professor Rogério Leandro Lima da Silveira e professora Cidonea Machado Deponti, que juntamente com três alunos que estão cursando o programa:  Carlos Stavizki Junior (Mestrando turma 2019), Helena Vogt (Mestranda turma 2018) e Mizael Dornelles (Doutorando turma 2017) farão uma apresentação de um breve histórico dos 25 anos do programa.

Na sequência, às 15h inicia o painel “O significado do Programa nas trajetórias profissionais dos egressos do PPGDR, com a participação do analista de planejamento, orçamento e gestão da SEPLAG-RS, Herbert Klarmann (Mestrado turma 1994); participação do professor Antônio Carlos Gomes – EFASC (Mestrado turma 2012), da professora Leni Dias Weigelt – UNISC (Doutorado turma 2002) e do professor Tiago Costa Martins, que atua na Universidade Federal do Pampa (Doutorado turma 2011). Às 17h, no saguão do bloco 01, ocorrerá o lançamento da Exposição Fotográfica dos 25 anos do PPGDR. A exposição fotográfica ficará aberta à visitação até o final do mês de setembro.

Uma extensa programação foi organizada este ano pela coordenação do programa, para marcar a passagem dos 25 anos do PPGDR na Unisc, que foi o primeiro curso de stricto sensu da instituição.  No mês de abril o programa sediou o IV Seminário do Observatório de Desenvolvimento Regional, congregando várias universidades do país que realizam pesquisas em rede e no mês de maio foi realizada Roda de Conversa sobre a inserção do PPGDR na comunidade regional, com a participação de instituições parcerias como o Corede/VRP, o NGP Unisc, o Capa, a EFASC, a Associação Amigos do Cinema, o APL de Agroindústria e Alimentos e a Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo.

E o mês de setembro vai culminar com o IX Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, cujo tema central será o Desenvolvimento Regional: Processos, Políticas, e Transformações Territoriais, de 11 a 13 de setembro de 2019, reunindo palestras e mesas redondas nos três dias de evento, com palestrantes e pesquisadores de renome nacional e internacional.