Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 20/08/2018 19:28
Por: redacao

Vereador sugere compra de novo caminhão para os Bombeiros de Sobradinho

Segundo Valdecir Bilhan, o caminhão está em ótimo estado e baixa quilometragem. O veículo tem dois tanques: um com capacidade para 4 mil litros de água e outro para mil litros de espuma.

  • Caminhão sugerido para a compra pelo vereador Valdecir Bilhan. Foto: divulgação
  • Sessão foi nesta segunda-feira. Foto: Ivanio Melchior/Rádio Sobradinho

Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos nesta segunda-feira (20), em sessão ordinária. Baixou para estudos o projeto que autoriza o Executivo Municipal reavaliar os valores de imóveis e de veículos pertencentes ao Município, para fins de venda através de leilão público já autorizado pelo Legislativo. Os valores arrecadados deverão ser utilizados na compra de novos equipamentos e em contrapartida da prefeitura para obras da administração municipal.

Também ficou nas comissões o projeto que altera a lei que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Sobradinho. Com este projeto o Executivo pretende diminuir o índice de atrasos ao serviço por parte de alguns servidores, que além de ocasionarem prejuízos ao erário também prejudicam o atendimento ao contribuinte. O projeto também visa possibilitar que o Município efetue o pagamento de insalubridade ou periculosidade, de forma proporcional às horas trabalhadas pelo servidor.

Baixaram ainda para estudos outros dois projetos: Um, que altera artigos do Código de Posturas do Município, e o outro, que atualiza a Lei Municipal que estabelece normas sobre a utilização dos ginásios de esportes do município, galpão restaurante e espaços abertos do Parque da FEJÃO. Segundo o Executivo, a regulamentação vai proporcionar à Administração Municipal um melhor controle do que ocorre nestes espaços e, também, racionalizará suas utilizações.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Na Tribuna, durante o período das Explicações Pessoais, os vereadores Éder Librelotto, Noeli Teichmann, Luiz Freitas, Jeferson Matana e Valdecir Bilhan parabenizaram o Projeto Social Arte e Cidadania pelo show nacional com o cantor Daniel.

Éder Librelotto também fez um relato da cavalgada da 14ª Região Tradicionalista que trouxe a chama crioula – acesa em Iraí – para Sobradinho e região Centro Serra.

Noeli Teichman agradeceu o Executivo pela instalação de iluminação pública na rua do futuro Posto de Saúde do Bairro Vera Cruz. Além disso, voltou a cobrar resposta do Executivo para um pedido de informação feito por ela, sobre doações feitas pela Receita Federal.

Luiz Freitas disse que fiscalizando o Portal Transparência verificou que a prefeitura gastou 180 mil reais em sonorizações de eventos. Segundo ele, isso é desperdício de dinheiro que poderia ser usado na contratação de um monitor de informática para as escolas municipais.

Jeferson Matana agradeceu a recicladora Vô Billi por fazer o recolhimento do lixo seco em Arroio Pilão. Voltou a cobrar a recuperação de trechos das estradas que ligam Linha Quinca e Rincão do Segredo a comunidade de Campo da Aviação. Segundo ele, esta semana a Secretaria de Obras levou duas cargas de cascalho para um morador de Rincão do Segredo, enquanto que a estrada está intransitável. Matana acredita que os motivos para não ser atendido, são políticos.

Elemar Lazzari falou do trabalho oferecido pelo Centro de Recuperação de Dependentes Químicos que está instalado na entrada para Linha Carijinho. Quanto as estradas, acredita que a recuperação deve ocorrer em breve.

Já o vereador Valdecir Bilhan ressaltou que a economia a ser feita pela Câmara, este ano, com diárias e redução de salários, deverá ser de 300 mil reais, recursos que serão devolvidos para o Executivo. Por isso, defendeu que o Executivo use desse valor, 60 mil para a compra de um caminhão de bombeiros, ano 92, que está à venda na cidade de Santa Fé do Sul/São Paulo. Segundo ele, o caminhão está em ótimo estado e baixa quilometragem. O veículo tem dois tanques: um com capacidade para 4 mil litros de água e outro para mil litros de espuma. Valdecir Bilhan sugere que este caminhão seja depois doado para os Bombeiros de Sobradinho.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão ordinária do Legislativo de Sobradinho será segunda-feira, dia 27, às 18 horas.