Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 13/02/2019 13:43
Por: redacao

Produtores de soja da região Centro Serra terão tarde de campo nesta quinta-feira

Entre os assuntos que serão abordados no encontro estão: a má germinação da soja no último plantio; qualidade do solo, e a terceira geração de transgênicos.

  • Jaime Ceolin nos estúdios da Rádio Sobradinho. Foto: Jorge Foletto

Os produtores de soja da região Centro Serra terão nesta quinta-feira (14) mais uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área. Pesquisadores de Universidades e ligados a empresas do setor estarão presentes na 3ª Tarde de Campo promovida pela Empresa Paiol Sementes, de Estrela Velha. Entre os assuntos que serão abordados no encontro estão: a má germinação da soja no último plantio; qualidade do solo, e a terceira geração de transgênicos.

Conforme o proprietário da Paiol Sementes, Jaime Ceolin, quanto a má germinação ou morte de plantas durante o plantio da atual safra o problema foi verificado em todo o sul do país, e a causa, segundo ele, foram dois tipos de fungos que se proliferaram de forma demasiada, devido a uma soma de fatores, que foram basicamente: o excesso de chuvas e temperaturas propícias para este tipo de fungo.

Conforme ele, este assunto será abordado por um pesquisador de Passo Fundo. Jaime Ceolin ressalta que o evento é aberto a toda a comunidade, especialmente para produtores de soja que desejam ampliar seus conhecimentos, independentemente do tipo de sementes que utilizam em suas lavouras. Após a troca de experiencias, haverá confraternização.