Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 29/08/2020 12:30
Por: Fabricio Ceolin

Afubra participa de audiência sobre tabaco em Santa Catarina

Para o presidente da Afubra, participar dessas discussões promovem um diálogo e um conhecimento do que os fumicultores enfrentam.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, acompanhado pelo secretário da entidade e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, e pelo 2º secretário da Afubra, Adriano da Cunha, participou de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Por meio de videoconferência, o encontro reuniu parlamentares catarinenses, lideranças e representantes de empresas fumageiras para debater questões sobre o setor tabaco. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Altair Silva e contou com o apoio da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual José Milton Scheffer.

Em seu pronunciamento, Benício Albano Werner disse que a Afubra vem fazendo pressão sobre as empresas fumageiras para que estas comprem toda a produção de tabaco. Werner também sugeriu a criação de um órgão neutro, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com apoio dos três estados do Sul, que possa, dentro das empresas, no momento da comercialização, classificar o tabaco.

Ficam como encaminhamentos, a instalação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores e Produtoras do Tabaco, o incentivo ao combate ao contrabando e o mercado ilegal de cigarros, o estímulo a implementação de Cadec (Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação de Integração) em cada Estado, e a ampliação da fiscalização do cumprimento da Lei 13.288/2016 (Lei da Integração). Para o presidente da Afubra, participar dessas discussões promovem um diálogo e um conhecimento do que os fumicultores enfrentam. A Afubra já havia participado de audiências públicas no Rio Grande do Sul e Paraná e, agora, também, em Santa Catarina.