Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Bombeiros 14/04/2020 14:38
Por: Redação

Bombeiros Voluntários receberam quatro chamados para combater incêndios florestais

O número de emergência dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho é o 9-97-193-193.

  • Fotos: divulgação

Os Bombeiros Voluntários receberam 4 chamados, praticamente nos mesmos horários na tarde desta segunda-feira (13), para combater incêndios florestais. A primeira ocorrência foi no pé do Bairro Medianeira, nas proximidades da construção do Centro de Eventos, atrás da Corsan. Ali, o fogo atingiu a vegetação embaixo de pinheiros. A equipe controlou as chamas com abafadores. Após, os Bombeiros Voluntários se deslocaram para combater um incêndio numa área de mato em Baixo Pilão. Os Bombeiros utilizaram 500 litros de água para apagar o fogo.

No mesmo instante, foram comunicados que outro incêndio atingia uma lavoura no morro das antenas, em Linha Tupi. Conforme relato de um morador, as chamas iniciaram após um homem que prestava serviços de limpeza para uma empresa de telefonia, ter ateado fogo no pátio de uma das torres, para limpar a capoeira. O fogo se espalhou com o vento, atingiu uma lavoura e até mesmo um poste de energia elétrica ficou danificado. Um morador das proximidades fez o primeiro combate às chamas e os Bombeiros utilizaram 300 litros para a operação de rescaldo.

Ainda durante o atendimento das ocorrências, os Bombeiros Voluntários foram informados sobre um incêndio florestal em Taipinha, interior de Passa Sete. Como não havia a possibilidade de atendimento, moradores foram orientados a buscar um trator e fazer um aceiro para controlar o fogo. A técnica deu certo e as chamas foram contidas. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho destacam que “essa época do ano é considerada crítica devido ao período de estiagem”. Por isso, alertam a população sobre os riscos das queimadas e suas consequências. Segundo a Corporação, a causa mais frequente dos focos de incêndio em áreas florestais é a ação humana. Ou seja, as pessoas ainda têm o costume de utilizar o fogo para promover a limpeza de terrenos e pastagens, para promover a queima da alta vegetação ou de amontoados de lixos.

Apesar de costumeira, a ação é ilegal. O uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Segundo a Legislação, provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa. O número de emergência dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho é o 9-97-193-193.