Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 30/04/2021 13:57
Por: Fabricio Ceolin

Caso de dengue registrado em Sobradinho preocupa lideranças da saúde

A agente de endemias, Roseane Rodhe, reforçou o pedido para que a população elimine os focos de proliferação do mosquito

  • Roseane e Barbosa - Foto: Henrique Lindner

O secretário municipal da Saúde de Sobradinho, Idelfonso Barbosa, e a Agente de Endemias, Roseane Rodhe, confirmaram nesta sexta-feira (30), o primeiro caso de dengue registrado este ano em Sobradinho. Segundo eles, trata-se de uma menina de 10 anos, que esteve em Santa Cruz do Sul, cidade que enfrenta um surto da doença. Em entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, eles disseram que outros dois casos suspeitos aguardam resultado de exames.

Caso se confirmem, poderão ser considerados autóctones – ou seja – contraídos dentro do município, uma vez que não viajaram. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo agente transmissor da Zika e Chikungunya. O secretário Idelfonso Barbosa adiantou que o assunto será tratado em reunião na tarde desta sexta-feira, às 14h30min, na prefeitura de Sobradinho. Na ocasião, estará presente o coordenador da 8ª Coordenador Regional de Saúde, de Cachoeira do Sul, Júlio Lopes.

A agente de endemias, Roseane Rodhe, reforçou o pedido para que a população elimine os focos de proliferação do mosquito, entre eles, piscinas sem tratamento, cisternas ou caixas de água. Conforme ela, todos esses reservatórios devem estar cobertos e com tela de proteção no cano que serve para escape da água excedente – o chamado ladrão. Além disso, é necessário eliminar todos os focos de água parada, local de reprodução do mosquito da dengue.

Ela lembrou também ser importante a utilização de repelente, tanto nas partes expostas do corpo, quanto os elétricos ligados na tomada. Idelfonso Barbosa destacou ainda que o Executivo chegou a anunciar a aplicação de inseticida nas bocas de lobo, no entanto, suspendeu a medida, devido a dúvidas sobre o aspecto legal sobre a aquisição do produto. Conforme ele, essa aplicação deve ser feita após o esclarecimento das dúvidas.